Inaugurado o Porto Maravalley: Novo hub de inovação no Rio de Janeiro
[Foto: Richard Souza / AN]
A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou na noite da quinta-feira (11/04) o Porto Maravalley, um hub de inovação que compartilha espaço com a nova faculdade de matemática IMPA Tech, inaugurada no início de abril. O hub conta com patrocínio de Eletrobras e Shell e já tem aproximadamente 20 empresas em negociação para se instalarem no local, incluindo grandes companhias e startups.
O evento de abertura oficial contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), Chicão Bulhões, e do presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen. Também estiveram presentes o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, o gestor do hub, Daniel Barros, o diretor-adjunto do IMPA, Jorge Vitório Pereira, e o vice-presidente do Web Summit Rio, Artur Pereira.
O Porto Maravalley possui uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com um investimento de R$ 45 milhões da Prefeitura do Rio em construção e equipamentos. Além disso, foram destinados mais R$ 45 milhões para a aquisição de 67 apartamentos no Porto Maravilha para alojamento dos alunos do IMPA Tech, que também receberão bolsa-auxílio.
O hub oferece cerca de 30 salas de 8 a 100 metros quadrados, um espaço de coworking com 600 posições de trabalho, laboratório, auditório para 170 pessoas, restaurante, café e uma grande arena para eventos, conectando-se ao IMPA Tech. O objetivo é integrar o conhecimento gerado por instituições de ensino e centros de pesquisa com startups, empresas inovadoras e investidores.
Empresas interessadas em participar podem atuar como patrocinadoras, garantindo sala, posições de trabalho e participação em eventos, ou como residentes, reservando uma das salas ou posições no coworking. É importante que haja sinergia com o espaço e com verticais que são vocações do Rio de Janeiro, como energia, sustentabilidade, saúde, biotecnologia, finanças, economia criativa e turismo.
Daniel Barros, gestor do hub, informou que, assim que o espaço estiver pronto para funcionar em maio, aproximadamente 110 empresas estão em negociação para ocupar parte dos 600 postos disponíveis.
O Porto Maravalley será gerido pelo consórcio Rio Energy Bay (REB), fruto de um programa do MIT REAP (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que visa ao desenvolvimento e aceleração locais com foco em inovação e tecnologia. Esta foi a primeira vez que uma cidade brasileira participou dessa iniciativa.