Imposto de Renda 2024 teve 42,4 milhões de declarações entregues e aumento no uso da declaração pré-preenchida
[Foto: Richard Souza / AN]
O supervisor nacional do programa do IRPF da Receita Federal do Brasil (RFB), José Carlos Fonseca, destacou a tranquilidade e eficiência do processo de declaração do Imposto de Renda 2024, mesmo diante da calamidade no Rio Grande do Sul, que exigiu ajustes nos sistemas e inclusão dos gaúchos no primeiro lote de restituição.
Fonseca visitou o centro de dados do Serpro no último dia do prazo legal para a entrega das declarações, elogiando a estabilidade do processo. A comitiva da Receita Federal, liderada pelo secretário especial Robinson Barreirinhas, também esteve presente para acompanhar as últimas horas da operação, reconhecendo o trabalho do Serpro.
Reconhecimento ao Serpro
Barreirinhas enalteceu o trabalho do Serpro, afirmando que “a empresa pode se orgulhar e a Receita e o Brasil se orgulham do trabalho que é feito, especialmente para a declaração do IRPF”. Ele também transmitiu os parabéns do Ministério da Fazenda e do ministro Fernando Haddad.
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, celebrou a atuação conjunta entre a estatal de TI e a RFB. Ele destacou a preparação cuidadosa da equipe do Serpro para garantir a disponibilidade e resiliência dos serviços críticos durante o período do IRPF.
A diretora de Desenvolvimento do Serpro, Ariadne Fonseca, ressaltou a agilidade da empresa em adaptar a tecnologia às necessidades dos contribuintes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega das declarações para os contribuintes do estado até 31 de agosto e antecipou a restituição do imposto.
Recorde de Declarações e Uso da Pré-preenchida
Em 2024, foram entregues mais de 42,4 milhões de declarações, superando os 41,2 milhões de 2023. Só no último dia, a Receita recebeu mais de 3,2 milhões de documentos. A utilização da declaração pré-preenchida também aumentou significativamente, de 7% em 2022 para mais de 40% em 2024, facilitando o preenchimento e reduzindo erros.
José Carlos Fonseca destacou a praticidade da declaração pré-preenchida e a crescente adesão dos contribuintes, que agora precisam apenas de uma conta GOV.BR de nível ouro ou prata para utilizar a ferramenta.
Orientações para Quem Perdeu o Prazo
Os contribuintes que não enviaram a declaração a tempo devem fazê-lo o quanto antes para evitar penalidades. A multa é de 1% sobre o imposto devido por mês de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Para mais informações e envio da declaração, acesse o site da Receita Federal.
Serviço:
- Prazo Final para Contribuintes do RS: 31 de agosto
- Site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal
Com infornações da Assessoria de Imprensa Serpro.