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Ideb: Ensino fundamental retoma crescimento e supera níveis pré-pandemia no Brasil

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[Foto: Richard Souza / AEF]

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados nesta quarta-feira (14/08) pelo Ministério da Educação (MEC), indicam uma retomada na qualidade da educação fundamental e média no Brasil. Segundo os dados, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o Brasil alcançou a meta de seis pontos, um desempenho equivalente ao de países desenvolvidos, conforme o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Ideb 2023 registrou cinco pontos. Embora esse valor esteja abaixo da meta de 5,5 pontos, ele representa um avanço em relação ao período pré-pandêmico, quando o país alcançou 4,9 pontos. Em 2021, o índice foi de 5,1 pontos, influenciado por políticas de aprovação que mitigaram os impactos da pandemia.

O ensino médio, por sua vez, obteve uma pontuação de 4,3 em 2023, também aquém da meta estabelecida de 5,2 pontos. No entanto, esse resultado sinaliza uma leve melhora comparada a 2019 e 2021, quando o índice foi de 4,2 pontos.

Pandemia

Segundo o Ministerio da Educação (ME)C), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 refletem uma tentativa de recuperação da qualidade educacional no Brasil após os desafios impostos pela pandemia de coronavírus. A metodologia do Ideb, que mede o aprendizado e a trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino, foi mantida inalterada desde 2007 para garantir a comparabilidade dos indicadores ao longo dos anos.

A pandemia afetou significativamente as atividades escolares, impactando as taxas de aprovação e o desempenho dos estudantes. Entre 2020 e 2021, as taxas de aprovação na rede pública mostraram um crescimento abrupto em comparação com o período pré-pandemia (2019). Esse aumento foi atribuído, pelo governo a ajustes nos critérios de aprovação e à adoção do continuum curricular, uma abordagem que permitiu a continuidade do aprendizado durante o período de ensino remoto.

Ideb

O Ideb, principal ferramenta de monitoramento da educação básica no Brasil, combina dados de aprovação e desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática para avaliar a qualidade do ensino. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o Ideb 2023 encerra um ciclo que deveria ter sido concluído em 2022 e continuará a orientar as decisões e políticas educacionais do país, visando melhorar o atendimento às necessidades da população.

“O Ideb funciona como um norte para as tomadas de decisões na educação básica, determinando o que deve ser melhorado no ensino e garantindo que a construção dos programas e das iniciativas seja feita de forma a assegurar o atendimento das necessidades da população”, declarou o ministro da educação, Camilo Santana.

*Com informações de MEC

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