Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 Votos
[Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados]
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º) presidente da Câmara dos Deputados, com 444 votos. Aos 35 anos, ele se torna o mais jovem a ocupar o cargo desde a redemocratização do país.
Apoiado por 17 dos 20 partidos da Casa, Motta venceu em primeiro turno, superando a marca mínima de 257 votos necessários. Seus adversários, Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente. Houve ainda dois votos em branco.
Motta comandará a Câmara até fevereiro de 2027, sendo responsável por definir a pauta de votações e supervisionar os trabalhos legislativos. Ele também ocupa a segunda posição na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente.
O presidente da Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Motta pela eleição. “Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, disse Lula.
Natural de João Pessoa (PB), Motta está em seu quarto mandato consecutivo e tem trânsito entre diferentes setores políticos. Seu bloco de apoio inclui partidos da base governista e da oposição, como PT e PL.
Mesa Diretora
Após a eleição para presidente da Câmara dos Deputados, foram eleitos os demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa:
– 1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ): 440 votos, 59 em branco;
– 2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (União-BA): 427 votos, 72 em branco;
– 1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE): 427 votos, 72 em branco;
– 2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE): 437 votos, 62 em branco;
– 3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE): 445 votos, 54 em branco;
– 4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR): 432 votos, 67 em branco.
Para a suplência foram eleitos
– 1º suplente, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), 395 votos;
– 2º suplente, Paulo Foletto (PSB-ES): 389 votos;
– 3º suplente, Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES): 388 votos; e
– 4º suplente, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP): 371 votos.
*Com informações de Câmara dos Deputados