Rio de Janeiro

Hotel Municipal dos Professores é inaugurado em Araruama

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Aline / AEF]

A Prefeitura Municipal de Araruama inaugurou, nesta quinta-feira (12/12), o Hotel Municipal dos Professores Lucineide Menezes Manhães. Segundo informado, o novo hotel deverá oferecer mais conforto e dignidade para os professores concursados que trabalham no município e residem em outras cidades.

Segundo a prefeita de Araruama, Livia Soares Bello da Silva (Lívia de Chiquinho), a iniciativa busca proporcionar mais tranquilidade aos docentes. “Com mais tranquilidade, sabendo que contam com um espaço seguro para se hospedar e descansar após um dia de trabalho”, afirmou a prefeita.

Com 48 suítes, distribuídas em quatro andares, o hotel oferece acomodações equipadas com ar-condicionado, televisão e frigobar. Além disso, a prefeita anunciou que a unidade conta com reconhecimento facial, câmeras de segurança, biblioteca e uma área de convivência voltada para os professores.

Livia de Chiquinho ressaltou a transformação do local onde hoje está o hotel. “Por 30 anos, o local era um motivo de vergonha para o povo araruamense. Existia um prédio velho, acabado, destruído, que infeiava a nossa cidade e desvalorizava os demais imóveis”, lembrou a prefeita, enfatizando que o prédio inaugurado contribui para a valorização dos imóveis da região e gera um reflexo positivo na economia local. “Cada obra que nós inauguramos, com esse design moderno, mostra como Araruama está evoluindo”, disse.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e convidados. Além da prefeita, que chegou acompanhada do sua filha Laura Paola, estiveram presentes o ex-prefeito Chiquinho da Educação, a vice-prefeita Raiana Alcebiades, a secretária municipal de educação, vereadores e a família da homenageada, entre outros.

Fotos do Hotel Municipal dos Professores

Homenagem à Tia Kil

O Hotel Municipal dos Professores recebeu o nome de Lucineide Menezes Manhães, conhecida como Tia Kil. A homenageada, que faleceu em agosto de 2024 após lutar contra um câncer, teve uma trajetória marcante em Araruama. Chegando à cidade em 2006, Tia Kil se integrou à comunidade escolar, destacando-se por seu trabalho e pela criação de projetos culturais como bandas marciais e coreografias para desfiles cívicos. Em 2018, passou a atuar no Projeto Mais Escola, contribuindo com os ensaios da banda da Escola Municipal Carlos Leal.

Durante a inauguração, a filha da homenageada, falou emocionada sobre o legado da mãe: “Ela lutou até o fim, foi uma guerreira, como sempre uma batalhadora. Deus vai confortando o nosso coração, e a gente vai aprendendo a lidar com a situação”.

Uma homenagem à Tia Kil havia sido prometida pela prefeita Livia de Chiquinho durante o Desfile Cívico da Independência, quando membros de bandas a homenagearam com uma faixa escrita “É por você Tia Kil” e um minuto de estrondoso silêncio, que comoveu a todos.

Na inauguração do hotel, a prefeita Lívia destacou a importância de homenagear uma mulher que deixou um legado tão significativo. “Escolhemos homenagear a querida Kil, que foi a nossa maestrina da banda da escola Carlos Leal. Ela realizou um trabalho excepcional, sendo uma mulher guerreira, de luta, com uma vida de muito trabalho, mas que sempre fez de tudo para dar bons exemplos aos nossos alunos”, concluiu a prefeita.

error: Não é possível copiar.