
Fábrica da GWM Brasil em Iracemápolis | Foto: Divulgação / GWM
[Foto: Divulgação / GWM]
A GWM Brasil inaugurou oficialmente sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, marcando a primeira unidade de produção da marca nas Américas e no Hemisfério Sul. O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades e altos executivos da autotech, incluindo o CEO global, Mu Feng.
Durante a solenidade, o presidente Lula participou da finalização do primeiro veículo produzido pela GWM no Brasil, um Haval H6 GT branco, ao aplicar o adesivo de “fabricado no Brasil”. A fábrica, que possui capacidade para produzir 50 mil veículos por ano, inicia suas operações com 600 trabalhadores, com a previsão de gerar cerca de 1.000 empregos diretos até o final do ano e mais de 2.000 vagas quando começar a exportar para a América Latina.
“O Brasil é estratégico para a GWM. Com esta fábrica, não estamos apenas produzindo carros, mas também gerando empregos de qualidade no País e desenvolvendo tecnologia e inovação para todo o continente”, afirmou Mu Feng, CEO da GWM global.
Modelos Produzidos e Investimento Bilionário
A unidade de Iracemápolis começará produzindo três modelos:
- O SUV híbrido Haval H6, nas quatro versões já comercializadas.
- A picape média Poer P30, em uma versão com motorização turbodiesel.
- O SUV de 7 lugares Haval H9, também em uma versão turbodiesel.
O investimento total da GWM no Brasil alcançará R$ 10 bilhões em dez anos, dividido em duas fases. A primeira, de R$ 4 bilhões até 2026, cobre o lançamento da marca e a ampliação da fábrica, enquanto a segunda, de R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032, focará na nacionalização de peças e no desenvolvimento de novos produtos. A empresa já conta com 18 fornecedores nacionais participando da produção inicial, incluindo nomes como Bosch, Continental e Goodyear.
Anúncio do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento
Um dos principais anúncios do evento foi a criação do primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da GWM na América do Sul, que será construído ao lado da fábrica. O centro iniciará com mais de 60 técnicos e engenheiros focados no desenvolvimento de tecnologia flex e na adaptação de veículos para o mercado brasileiro.
“O novo centro contará com uma estrutura técnica de ponta, com laboratórios de última geração para desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos, combustíveis de nova geração e inteligência artificial”, explicou Parker Shi, presidente da GWM International. A empresa também está firmando parcerias com universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
Inovações e Certificação Inédita
No evento, a GWM exibiu outras tecnologias, como seu primeiro caminhão movido a hidrogênio, a maquete de um barco a hidrogênio que será apresentado na COP30, e a nova moto de oito cilindros da marca, a SOUO S2000 GL, em sua primeira aparição pública no Brasil.
A GWM Brasil também destacou ter recebido a Certificação ISO 9001:2015 para a fábrica antes mesmo de iniciar a produção, um feito inédito para uma montadora no país, o que reforça a robustez da operação local.