Governo Federal apoiará Rio de Janeiro com tecnologia e inteligência para combater armas ilegais e facções
[Foto: Divulgação / Governo do RJ]
O Estado do Rio de Janeiro contará com apoio tecnológico e de inteligência do Governo Federal no combate ao tráfico de armas ilegais e na recuperação de territórios controlados por facções criminosas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29/10) pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, após reunião com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
A medida busca reforçar a segurança pública por meio de ações integradas entre as esferas estadual e federal, visando resultados em curto, médio e longo prazos. De acordo com o secretário Sarrubbo, a parceria inclui a criação de um grupo de trabalho unindo forças de segurança para realizar um diagnóstico específico da situação no Rio de Janeiro.
O reforço na segurança será especialmente relevante com a aproximação da Cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro. A previsão é que uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) seja emitida pelo Governo Federal para garantir a segurança dos chefes de estado e das delegações das principais economias do mundo que estarão presentes no evento.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.