Governo do RJ entrega novas ambulâncias do SAMU para municípios da Baixada Fluminense
[Foto: Ernesto Carriço / Governo do RJ] [Texto: Núcleo de Imprensa do Governo do RJ]
Dando segmento ao projeto Samu 100% RJ, que já entregou 112 ambulâncias em todo o estado, o governador Cláudio Castro entregou, nesta segunda-feira (27), novos veículos em Nova Iguaçu e Mesquita, na Baixada Fluminense. Ao todo, foram 26 ambulâncias para Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Mesquita e Nilópolis.
Em Nova Iguaçu foram entregues 20 ambulâncias, sendo 11 para o município, duas para Queimados, duas para Seropédica, duas para Japeri, duas para Itaguaí e uma para Paracambi. Já em Mesquita foram seis ambulâncias, das quais três irão para Nilópolis.
- A entrega das novas ambulâncias vai salvar muitas vidas. É necessário ter bom atendimento de atenção básica, UPAs fortes, hospital de porta aberta, mas também, chegar rápido à unidade de saúde em caso de urgência e emergência. Nestas ambulâncias, o paciente já é atendido enquanto segue para o hospital. Estamos olhando para o cidadão – declarou o governador Cláudio Castro.
Desde o início do ano, o Samu 100% RJ distribuiu 112 ambulâncias para 16 municípios. O projeto, iniciado em janeiro, começou pela Cidade do Rio, que recebeu 60 veículos. No total serão 249 para os 92 municípios, um investimento de R$ 87,4 milhões.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, entregar mais essas 20 ambulâncias equipadas para atuar como transporte de atendimento básico ou avançado de saúde, ou seja, como UTI Móvel, é o compromisso para que o Governo do Estado proporcione uma saúde de qualidade.
- Estas ambulâncias vão ajudar muito a melhorar o tempo de atendimento do Samu na região, dando dignidade aos moradores da Baixada – disse Dr. Luizinho.
O Samu RJ registrou, apenas em 2023, 16.027 atendimentos. Em 2022, em média, foram 502 atendimentos por dia. O número total, no período de 2019 a 08/02/2023, englobando o envio de ambulâncias e motos, é de 426.970 atendimentos.
De janeiro de 2021 a agosto de 2022, a Secretaria de Estado de Saúde aplicou mais de R$ 5,5 bilhões para investimento e custeio em saúde nos 92 municípios.