Governo do Chile emite nota sobre declarações “inaceitáveis” de Bolsonaro
[Foto: Marcos Corrêa/PR]
O governo do Chile reagiu as declarações do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, sobre o presidente do Chile no debate de candidatos à presidente do Brasil realizado pela emissora Band na noite do último domingo (28/08). Em nota, o governo chileno classificou as declarações como “inaceitáveis”.
No debate, Bolsonaro disse: “…o presidente do Chile também. O mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs lá no Chile. Para onde está indo o nosso Chile?”. Esse comentário do presidente brasileiro motivou a reação do governo chileno.
Confira abaixo a nota divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores do Chile, em tradução livre.
O Governo do Chile considera que as declarações feitas contra o presidente Gabriel Boric, pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante um debate presidencial realizado ontem, são inaceitáveis e não condizem com o tratamento respeitoso que os chefes de Estado nem com as relações fraternas entre dois países latino-americanos.
O uso político da relação bilateral para fins eleitorais, baseado em mentiras, desinformação e deturpação, corrói não apenas o vínculo entre nossos países, mas também a democracia, prejudicando a confiança e afetando a irmandade entre os povos.
O presidente Boric declarou publicamente as diferenças que o separam do presidente Bolsonaro, mas ao mesmo tempo destacou a importância de manter boas relações entre os Estados do Brasil e do Chile.
Além dessas infelizes declarações, o Governo do Chile expressa sua convicção de que nosso país e o Brasil têm não apenas uma história comum, mas também enormes desafios a enfrentar de forma colaborativa, razão pela qual espera continuar fortalecendo os laços permanentes de amizade e cooperação entre nossos países. .
Ministerio de Relaciones Exteriores de Chile