Governador Cláudio Castro desmente fake news com vídeo dele alertando sobre a chuva no RJ
[Foto: Arquivo / Rogério Santana / Governo do RJ]
Nesta quarta-feira (13/11), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, usou suas redes sociais para esclarecer a circulação de um vídeo antigo que vem sendo divulgado de forma enganosa. No vídeo original, gravado em março de 2024, Castro alertava a população sobre os riscos das chuvas intensas que atingiam o estado naquela época. Porém, o vídeo voltou a circular como se fosse um alerta atual, levando a uma interpretação equivocada.
Em sua postagem recente, Castro esclareceu a situação: “🚨 Alerta de FakeNews! 🚨 Pessoal, o vídeo que está circulando nas redes, onde eu decreto ponto facultativo por conta das chuvas é antigo. Esse alerta foi feito em março. Estamos de prontidão e acompanhando as chuvas em cada região do RJ.”
No vídeo explicativo, o governador reafirma que a situação climática atual é muito diferente daquela de março e que, no momento, nenhum município do estado está em risco devido às chuvas. Ele pede à população que acompanhe as informações oficiais nas redes do Governo do Estado e do Gov RJ para evitar desinformações. “Queria pedir se você recebeu esse vídeo, avisa a pessoa que te mandou que ele, nesse momento, é fake news porque ele é um vídeo antigo, de março de 2024”, concluiu Castro.
Confira, a seguir, o video no qual o governador explica a desinformação do video.
🚨 Alerta de FakeNews! 🚨
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) November 13, 2024
Pessoal, o vídeo que está circulando nas redes, onde eu decreto ponto facultativo por conta das chuvas é antigo. Esse alerta foi feito em março. Estamos de prontidão e acompanhando as chuvas em cada região do RJ. pic.twitter.com/TfiX0erY0M