Google Cloud anuncia na Web Summit Rio compromisso de treinar 1 milhão de brasileiros em IA e nuvem
[Foto: Richard Souza / GE]
O Google Cloud anunciou nesta terça-feira (29), durante a Web Summit Rio, o compromisso de capacitar 1 milhão de brasileiros em inteligência artificial (IA) e tecnologias de computação em nuvem nos próximos anos. A empresa pretende ampliar os programas de treinamento gratuitos já em andamento, voltados a estudantes, desenvolvedores e clientes.
Atualmente, a companhia atua em parceria com mais de 300 universidades e escolas técnicas em todo o país. Em 2024, cerca de 70 mil pessoas participaram dos Programas de Aprendizagem oferecidos pelo Google Cloud, com cursos online em português sobre computação em nuvem, análise de dados, IA e cibersegurança.
Outras iniciativas incluem a disponibilização de novos cursos na plataforma Google Cloud Skills Boost, entre eles: “Introdução à segurança no mundo da IA”, “Aumente a produtividade com o Gemini no BigQuery” e “Crie agentes de IA generativos com Vertex AI e Fluer”. A plataforma já reúne 648 cursos em português, sendo 49 dedicados à IA generativa, além de jogos educacionais disponíveis no The Arcade.
Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o programa Google Cloud Computing Foundations Academy Brasil, voltado a estudantes de qualquer instituição. As aulas serão online e gratuitas, durante o mês de maio, com conteúdo introdutório sobre Big Data, computação em nuvem e machine learning. Os participantes receberão certificado e poderão concorrer a vagas em uma feira de empregos voltada para clientes e parceiros do Google Cloud, prevista para junho de 2025.
Para Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina, é fundamental investir na formação de profissionais. “Acreditamos firmemente que as habilidades são fundamentais para desbloquear as oportunidades da IA”, afirmou.
A diretora técnica do Google Cloud, Patrícia Florissi, também destacou a importância da qualificação profissional. “Essas iniciativas se alinham ao compromisso mais amplo do Google Cloud de promover o conhecimento em IA e preparar a força de trabalho para o futuro”, declarou. Florissi participa do Web Summit com a palestra “The AI-Built Future: A roadmap by Google Cloud”, na qual apresenta os avanços tecnológicos e a estratégia da empresa para impulsionar o uso da inteligência artificial.
Além da capacitação de profissionais, a empresa apoia o ecossistema de startups por meio do programa Google for Startups Cloud, que oferece créditos de até US$ 350 mil para negócios com foco em IA. A empresa também firmou uma parceria com a Endeavor Brasil para beneficiar 5 mil startups em 2025, por meio de eventos, capacitação e acesso a plataformas como o AI Academy.
Durante o evento, o Google Cloud apresentou sua visão sobre o futuro da inteligência artificial, incluindo a nova geração de modelos com capacidade de raciocínio, como o Gemini 2.5, já disponível na plataforma Vertex AI e no AI Studio. Segundo a empresa, mais de 4 milhões de desenvolvedores no mundo já utilizam os recursos da família Gemini.
Entre as novidades, foi lançada a versão gratuita do Gemini Code Assist, ferramenta de codificação com IA que oferece sugestões personalizadas de código, preenchimento automático e interação em linguagem natural.