Chuva causa destruição em Petrópolis, RJ
[Foto: Richard Souza / MS]
A Prefeitura Municipal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, decretou situação de calamidade pública, após forte chuva atingir o município, na tarde desta terça-feira (15/02), deixando ao menos 35 mortos.
A Prefeitura informou que equipes estão mobilizadas para o atendimento de ocorrências em toda a cidade. Segundo a administração municipal, pontos de apoio foram instalados em escolas com o objetivo de acolherem os atingidos, sendo fornecido suporte de profissionais de Assistência Social, Educação e Saúde.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, 400 militares trabalham no atendimento à população, contando com Equipes Especializadas em Busca e Salvamento com o apoio de viaturas do tipo 4×4 e botes. Oito ambulâncias extras foram enviados para atender a região.
Em uma rede social, o Prefeito Rubens Bomtempo, disse que a região central do município foi muito afetada pelas fortes chuvas e fez um apelo pedindo que os moradores somente saiam de suas casas nesta quarta-feira, em caso de extrema necessidade especialmente no deslocamento pelo primeiro distrito.
Prefeito
O Prefeito Rubens Bomtempo estava em Brasília, DF, e usou de uma rede social para publicar um vídeo informando seu retorno para Petrópolis.
De Brasília, o Prefeito disse ainda, que já havia mobilizado pessoas e empresas para ajudarem o município.
Governador
Na noite de terça-feira (15/02), o Governador do Estado de Rio de Janeiro, Claudio Castro, cancelou sua agenda e seguiu para Petrópolis, acompanhado pelo secretário de Defesa Civil do estado, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Estadual, pelo Secretário de Estado da Casa Civil, pelo Subsecretário das Cidades, pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado e demais autoridades.
Leia também: Governador do RJ cancela agenda para ir à Petrópolis.
O Governador informou que na manhã desta quarta-feira (16/02), serão enviados para o município, maquinários das secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e da Agricultura para atender a população. Ainda de acordo com Claudio Castro, equipamentos utilizados pela CEDAE também serão encaminhados ao município.
Presidente
De Moscou, o Presidente Jair Bolsonaro, usou de uma rede social para informar que ao tomar conhecimento das fortes chuvas em Petrópolis, acionou os Ministros Rogério Marinho e Paulo Guedes, para que seja realizado o auxílio imediato às vitimas. Bolsonaro disse ainda, que entrou em contato com o governador Claudio Castro que encontra-se na região.
– De Moscou tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 16, 2022
– Fiz várias ligações para os Ministros @rogeriosmarinho e Paulo Guedes para auxílio imediato às vítimas, bem como conversei com o @DefesaGovBr , General Braga Neto, que me acompanha na Rússia.
– Falei também para o governador do Rio, Cláudio Castro, que se encontra na região atingida.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 16, 2022
– Retorno na próxima sexta-feira e, mesmo distante, continuamos empenhados em ajudar ao próximo. Deus conforte aos familiares das vítimas. @secomvc @MinEconomia @mdregional_br @govbr
O Presidente Jair Bolsonaro segue com agenda na Rússia, nesta quarta-feira (16/02).