FLIM 2024 reúne grandes nomes da literatura lusófona e internacional em Maricá
[Foto: Richard Souza / GE]
A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) chega à sua 9ª edição consolidada como um dos principais eventos culturais do Brasil, com ampla repercussão nacional e internacional. Este ano, o evento acontece entre os dias 1º e 10 de novembro, na orla do Parque Nanci, e recebe importantes escritores da África, América Central e Europa, fortalecendo os laços entre a literatura lusófona e o público brasileiro.
Destaques da programação
Na próxima terça-feira (05/11), às 18h, acontece a roda de conversa “Memórias Angola, Cuba e Portugal”, com a presença de José Eduardo Agualusa (Angola), Valter Hugo Mãe (Portugal/Angola) e Teresa Cárdenas (Cuba).
Na quarta-feira (06/11), o angolano Ondjaki estará na mesa “Entre Sabores e Palavras”, ao lado do ativista indígena e escritor Ailton Krenak e do chef brasileiro João Diamante. O encontro, mediado pelo secretário de Governo de Maricá, João Maurício de Freitas, promete explorar a relação entre literatura, memória e gastronomia.
Escritores em destaque
Valter Hugo Mãe
Com 36 livros publicados, entre romances, contos, poesias e obras infantis, Valter Hugo Mãe é um dos maiores nomes da literatura contemporânea lusófona. Ganhador dos prêmios José Saramago (2007) e Portugal Telecom de Literatura (2012), o escritor tem fortes laços com o Brasil, tendo publicado autores brasileiros como Ferreira Gullar e Caetano Veloso pela editora Quasi Edições, da qual é cofundador.
Ondjaki
Nascido em Luanda, Angola, Ondjaki é reconhecido por sua versatilidade literária. Licenciado em sociologia, possui doutorado em estudos africanos e foi vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil (2010) com o romance “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético”.
José Eduardo Agualusa
Com obras marcadas pela sensibilidade e profundidade, José Eduardo Agualusa é colaborador do jornal português Público e cronista do jornal O Globo no Brasil. Além de escritor, é realizador do programa A Hora das Cigarras (RTP África), que explora música e poesia africana.
Teresa Cárdenas
A cubana Teresa Cárdenas é escritora, atriz, bailarina e ativista social. Ganhadora do Prêmio Casa de Las Américas (2005) com o romance “Perro Viejo”, é uma voz importante na representação da cultura afro-caribenha na literatura infantil e juvenil.
Serviço
Quando: 1º a 10 de novembro de 2024
Local: Orla do Parque Nanci – Maricá
Entrada: Gratuita