
A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizou uma fiscalização, na manhã desta quarta-feira (6), em um supermercado localizado no centro da cidade. A ação foi motivada por denúncias recebidas na noite anterior, que apontavam a presença de insetos no setor da padaria do estabelecimento.
Durante a vistoria, os fiscais não encontraram insetos no local, mas apreenderam cerca de 10 quilos de alimentos com irregularidades. Entre os produtos apreendidos estavam carnes, pizzas, queijos e farinhas, que estavam fora da validade ou com embalagens violadas. Todo o material foi descartado.
O supermercado tem um prazo de 30 dias para se adequar às normas sanitárias. Caso contrário, poderá ser multado.
A superintendente da Vigilância Sanitária, Kelly Araújo, informou que, apesar de a limpeza do local ter sido considerada satisfatória, a equipe fez recomendações para melhorar a manipulação dos alimentos e o controle de vetores.
Entre os itens apreendidos, estavam três pacotes de frangos com temperos próprios e 2,3 kg de bife à rolê, o que contraria o Artigo 119 do Decreto Estadual 1754/78. O artigo proíbe expressamente a industrialização de carnes dentro de estabelecimentos comerciais, permitindo apenas a venda de carnes processadas por fábricas legalmente licenciadas, desde que sejam devidamente armazenadas em vitrines frigoríficas apropriadas.
“É muito importante que o comerciante esteja de acordo com a lei”, ressaltou Kelly. “As carnes preparadas, manipuladas, conservadas ou fabricadas nos estabelecimentos comerciais serão sumariamente apreendidas”, completou, citando o decreto estadual.
A Vigilância Sanitária mantém canal aberto para denúncias, pelo telefone (22) 2645-2506.