Final de semana de maratona no Rio de Janeiro
[Foto: Richard Souza / AN]
Do dia 8 ao dia 11 de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi, será realizada a 21ª edição da Maratona do Rio, um dos maiores e mais antigos circuitos de corrida da América Latina. Cerca de 40 mil participantes são esperados para desbravar os tradicionais percursos de 5K, 10K, 21K e 42K. Além disso, este ano o circuito traz algumas novidades, como o Desafio Cidade Maravilhosa, que permite que os corredores participem de duas provas.
Serão realizadas cinco provas em dois dias diferentes. No sábado, dia 10, os corredores partirão para a prova mais curta, de 5K, e também haverá a meia-maratona de 21K. No domingo, será a vez dos corredores de 10K e daqueles que enfrentarão o desafio completo da maratona de 42K. As provas mais longas permitirão que os corredores passem por pontos icônicos da Zona Sul e do Centro da cidade, como as praias de Ipanema e Copacabana, a baía de Botafogo e o Museu do Amanhã.
O Secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, destacou que a parceria entre o governo e a Maratona do Rio fortalece o compromisso de oferecer todo o apoio necessário para o sucesso dos grandes eventos esportivos, impulsionando a economia e promovendo a transformação social para a população.
Nesta edição, a Maratona do Rio contará com a Arena Maratona com Arte, um verdadeiro festival de música gratuita para animar o público antes, durante e após as provas. Entre os artistas confirmados estão Mart’nália, que se apresentará no sábado ao lado do Carrossel de Emoções, e Toni Garrido e o Samba Independente dos Bons Costumes, que se apresentarão no domingo. A animação estará presente durante toda a programação, incluindo a entrega dos kits, onde diversos blocos de carnaval se apresentarão. Além disso, a organização implementou melhorias na dispersão na chegada, com mais espaço para o desaquecimento e uma nova distribuição dos itens pós-prova, visando proporcionar uma experiência ainda mais confortável para os atletas.
Até o momento, a produção do evento contabiliza cerca de 2 mil corredores estrangeiros e 67% dos participantes são de fora do Rio de Janeiro. A intenção é promover o evento em outras grandes provas ao redor do mundo para atrair ainda mais participantes internacionais.
A Maratona do Rio de 2023 promete surpreender com suas novidades, oferecendo uma organização diferenciada e uma experiência única para os corredores. A combinação de esporte, turismo e cultura torna esse evento um verdadeiro destaque no calendário esportivo do Brasil.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.