[Foto: Ilustrativa / Lens GO]
A 26ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras começou nesta quarta-feira (05/11) com o tema “Caminhos e Sabores de Caymmi”, uma homenagem ao cantor e compositor Dorival Caymmi, artista que faz parte da história do município. O evento segue até 30 de novembro, reunindo 16 restaurantes com pratos que custam entre R$ 35 e R$ 98,99.
Promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras, com correalização do Núcleo Gourmet, o festival tem como objetivo valorizar a gastronomia local, fortalecer a economia e atrair visitantes.
Entre as novidades desta edição está a ação promovida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), que vai premiar os visitantes que degustarem pratos em pelo menos cinco restaurantes diferentes, como forma de incentivar a circulação e o engajamento do público.
Os restaurantes participantes prepararam pratos inspirados nas músicas e na atmosfera litorânea de Caymmi. No Delícias de Casa, o prato Sabor de Maré reúne filé de peixe grelhado, arroz de mariscos com leite de coco e farofa de castanha, remetendo ao mar e aos temperos da Bahia. O Paradiso apresenta O Pescador Tem Dois Amor, uma combinação de bacalhau, arroz, trigo e salada de grãos. Já o Bartrô traz Maracangalha, camarões grelhados servidos sobre musseline de batata-doce com molho de maracujá.
Outros destaques incluem o Quem Vem pra Beira do Mar, do restaurante Sirizão, que celebra a leveza dos sabores da Bahia; o Caymmi Sunset, do Poke da Casa, que mistura camarões marinados, abacate e cebola roxa; e o Samba da Minha Terra, do Degusta, que combina camarões ao estilo moqueca com pimentões coloridos e queijos selecionados.
O Fornella participa com a pizza Encanto do Litoral, feita com salmão, cream cheese, muçarela e molho de maracujá. O Picanha da Praia apresenta o Encanto do Mar, arroz de jasmim com curry vermelho e leite de coco. Já o Vila Portuguesa homenageia Caymmi e sua mãe, de origem portuguesa, com o prato Acalanto, preparado com camarões, vinho branco, ovos cremosos e crispy de azeitonas.
Na parte das sobremesas, o Café Melanina oferece a Lenda do Abaeté, versão do clássico creme caramelo com leite de coco e caramelo de café. Entre os pratos principais, o Bossa traz o Canoeiro, filé de salmão grelhado com batata ao murro e espuma leve de moqueca.
O Paiol homenageia Caymmi com o sanduíche Jangada, feito com polvo grelhado, aioli de limão-siciliano e pão artesanal. Já o Rico oferece o risoto Ondas de Caymmi, com frutos do mar e toque de ervas. O Paladar Nordestino apresenta o Barca do Bosque, linguado recheado com camarões e alho-poró, e o Nonna serve o Flor do Mar, capeline recheado com linguado, espinafre e tomate seco.
Encerrando a lista, o Madame Merlot participa com o prato O Mar Serenou, massa fregola com lula, polvo e camarão, e oferece ainda o Espumante Pérola, criado em homenagem aos 33 anos de emancipação de Rio das Ostras.
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio