Festival de Acarajé do Rio de Janeiro promete cultura e gastronomia afro-brasileira na Praça Mauá
O Festival de Acarajé da Cidade do Rio de Janeiro está de volta para sua segunda edição, buscando levar sabores, músicas e tradições afro-brasileiras para a Praça Mauá, na região portuária da cidade. O evento, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 12h às 20h, é gratuito e promete atrair moradores e turistas com uma programação rica em cultura e gastronomia.
Trinta baianos e baianas de acarajé se revezarão em dez barracas, oferecendo ao público uma imersão ao Dia Nacional da Baiana do Acarajé, comemorada em 25 de novembro e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Além disso, o festival contará com shows musicais, uma feira de artesanato e atrações ligadas à temática afro-brasileira.
Com a proposta de unir cultura e tradição, o festival não será apenas um espaço para saborear acarajés e outras iguarias baianas, mas também um ponto de encontro para manifestações artísticas. Entre os destaques da programação estão rodas de samba, apresentações de blocos afro e rodas de jongo. Confira os destaques:
- 22 de novembro (sexta-feira):
- 16h30 e 18h: Roda de Samba Mulheres da Pequena África
- Intervalos animados pelo DJ Flash, do Baile Black Bom
- 23 de novembro (sábado):
- 13h e 14h30: Samba com As Pastoras de Aquilah
- 16h e 17h40: Roda de Samba Moça Prosa
- 18h30: Bloco afro Lemi Ayò
- 24 de novembro (domingo):
- 12h: DJ Bieta
- 14h30: Bloco afro Lemi Ayò
- 16h: Roda de Jongo com “Tambor no Valongo”
O Festival de Acarajé, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab).
*Com informações de Prefeitura do Rio
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio