Exposição fotográfica Prisma Incidental estreia esse mês na Cidade das Artes
[Foto: Richard Souza / GE]
A partir do dia 9 de maio, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, receberá a primeira mostra individual da artista Bia Serranoni, intitulada Prisma Incidental, com curadoria de Eder Chiodetto. A exposição é composta por 33 imagens que foram criadas a partir de um convite da Fundação como parte das suas comemorações de aniversário e traz como objeto principal a arquitetura do prédio que abriga a instituição.
A proposta do trabalho é evidenciar imagens incidentais do espaço arquitetônico, propondo uma nova perspectiva do local e criando um jogo metalinguístico entre as obras e o espaço. Não há obviedade na construção narrativa e o trabalho expande a fotografia criando o que podemos chamar de instalações imagéticas.
Bia Serranoni é Bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac em São Paulo, cidade onde vive e trabalha. A artista investe na ideia de um tempo espaço não lineares e é influenciada pela estética e conceitos do concretismo e neoconcretismo.
Eder Chiodetto, curador da exposição, é mestre em Comunicação pela ECA/ USP, jornalista, editor, professor e curador independente, tendo realizado mais de 120 exposições no Brasil e no exterior em instituições como Maison Européenne de la Photographie, Paris; Galeria Shisheido, Tokyo; Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Caixa Cultural (SP, BSB, RJ), Paço Imperial (RJ), Palácio das Artes (BH), entre várias outras.
A exposição Prisma Incidental estará aberta ao público até o dia 31 de maio, na Galeria 2 da Cidade das Artes, com entrada gratuita e classificação etária livre. A abertura oficial será no dia 9 de maio, às 18h, e o horário de visitação será de segunda-feira a domingo, das 10h às 19h. O endereço é Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.