Estudantes de Macaé vão exibir filmes produzidos em oficina de cinema
[Foto: Divulgação]
No dia 11 de dezembro, o Auditório do Instituto Federal Fluminense, campus Macaé, será palco da exibição de filmes produzidos por alunos da Escola Municipal Olga Benário Prestes. A mostra, que ocorrerá das 8h30 às 12h, faz parte das atividades do Programa Imagens em Movimento (PIM), uma iniciativa que busca levar a experiência criativa do cinema a estudantes de escolas públicas de diferentes estados do Brasil.
Entre os filmes apresentados, destaca-se o documentário Cielo, que narra a trajetória de três mulheres imigrantes venezuelanas. A produção investiga as vivências particulares e coletivas de três gerações – avó, mãe e filha – ao explorarem suas perspectivas sobre a cultura, as dificuldades enfrentadas após a chegada ao Brasil, o sentimento de saudade da terra natal e os desafios de adaptação ao novo país.
O Programa Imagens em Movimento, realizado pela ONG RAIAR, buscar promover a aprendizagem crítica e criativa da linguagem audiovisual entre jovens de escolas públicas. Desde 2011, o PIM oferece oficinas de cinema gratuitas no contraturno escolar, visando não apenas ensinar técnica cinematográfica, mas também estimular o pensamento crítico dos alunos sobre as diversas realidades que vivenciam.
A proposta é resultado de uma parceria com a rede internacional Cinema, Cem Anos de Juventude, que foi fundada na França em 1995 e envolve organizações independentes de 15 países. A cada ano, a rede define um tema colaborativo, no qual os jovens de diferentes países produzem filmes que refletem as culturas e os contextos locais.
Em junho de 2024, duas estudantes do programa participaram do encontro internacional À nous le cinéma!, realizado em Lisboa, Portugal. O evento reuniu jovens, educadores e cineastas para trocar experiências, e teve como padrinho o cineasta português Pedro Costa, reconhecido mundialmente pelo filme No Quarto da Vanda, premiado no Festival de Cannes de 2002.
Para Ana Dillon, idealizadora do programa, a expansão do PIM para Macaé é um marco importante. “A expansão das atividades para Macaé traz a possibilidade de criarmos uma rede de intercâmbio cultural a nível nacional, para além das trocas internacionais que propomos desde a origem do projeto. Os filmes realizados pelos alunos espelham as matrizes culturais de cada região, além dos contextos socioculturais e das experiências sensíveis vividas pelos jovens de cada lugar, e isso é maravilhoso de se ver”, destaca Ana.
Serviço:
Mostra Programa Imagens em Movimento – Exibição de curtas-metragens produzidos pelos alunos da Escola Municipal Olga Benário Prestes.
Data: 11 de dezembro
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório do Instituto Federal Fluminense – Rodovia Amaral Peixoto, Km 164 – Imboassica, Macaé – RJ
Entrada: Gratuita
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio