
[Foto: Instagram / OBA]
Entre os dias 11 e 21 de agosto de 2025, Mumbai, na Índia, recebe a 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). O Brasil participa com uma equipe de cinco estudantes do ensino médio, acompanhados pelos professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.
A competição anual reúne jovens de diversos países com o objetivo de incentivar o interesse e o desenvolvimento científico em astronomia e astrofísica entre estudantes do ensino médio. Cada equipe é composta por cinco alunos e dois professores.
Os representantes brasileiros são: Franklin da Silva Costa, de Recife (PE); Francisco Carluccio de Andrade, de Campinas (SP); Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz, de São Paulo (SP); Luca Pieroni Pimenta, de Valinhos (SP); e Lucas Amaral Jensen, de Itapetininga (SP).
A competição envolve provas teóricas e práticas em astronomia e astrofísica, exigindo dos participantes conhecimento aprofundado, raciocínio rápido e habilidades técnicas. Além de estimular o desenvolvimento científico, a IOAA busca promover intercâmbio cultural e cooperação internacional, incentivando novas gerações a seguir carreira na ciência.
O evento conta com o apoio do governo indiano, por meio do Departamento de Energia Atômica (DAE), Departamento de Ciência e Tecnologia (DST) e do projeto Vigyan Pratibha (HBCSE).