BrasilSão PauloSaúde

Estado de SP registra primeiro caso de Febre Amarela desde 2020

[Foto:Raquel Portugal / Fundação Oswaldo Cruz]

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso de Febre Amarela no estado desde o ano de 2020.

De acordo com informações da Secretaria, o paciente é em um homem com 73 anos, morador da zona rural da cidade de Vargem Grande do Sul, localizada no interior do estado. Ainda segundo informações, o paciente já teve alta hospitalar e não há informações se ele já havia se vacinado contra a doença.

A vacina contra a Febre Amarela está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação é feita em uma única dose, estando de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, está realizando, uma investigação epidemiológica no município em que o paciente reside.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, a cobertura vacinal contra a doença no estado está em torno de 64%.

Ainda segundo a pasta, as equipes estaduais e municipais, realizam, sistematicamente vigilância, coleta e identificaçã dos mosquitos transmissores da doença.

Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada de um um mosquito silvestre, que vive em zonas de mata. Não ha transmissão direita de pessoa para pessoo.

Os sintomas iniciais da doença, são:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cebeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga e fraqueza

A maioria dos infectados pelo vírus apresentam melhora após estes sintomas inciais. No entanto, o Ministério da Saúde alerta que 15% podem apresentar um breve período de horas a um dia sem sintomas, e, então, desenvolver uma forma mais grave da doença.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.