
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a Bandeira Vermelha, no patamar 2, será acionada no mês de agosto. Com isso, as contas de energia elétrica terão acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a ANEEL, a decisão é resultado do cenário de afluências abaixo da média registrado em todas as regiões do país. Com a redução da geração de energia por hidrelétricas, o sistema elétrico passa a depender de fontes mais caras, como as usinas termelétricas, elevando os custos de produção.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias visa alertar os consumidores sobre as condições de geração de energia e seus custos. A sinalização permite que o consumidor adote medidas para reduzir o consumo, contribuindo para o equilíbrio do sistema e para a moderação na fatura de energia.
A ANEEL orienta que os consumidores façam uso consciente da energia elétrica e reforça que a economia nesse período contribui também para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do setor elétrico.