[Foto: Ilustrativa / LensGo]
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta terça-feira (18/11) a anulação de três questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A decisão foi tomada após a equipe técnica identificar relatos de antecipação de itens semelhantes aos utilizados na prova.
Segundo o Inep, a análise das circunstâncias levou à decisão de anular os itens com base nas informações sobre a montagem do exame. O instituto afirmou que, embora tenham sido encontradas similaridades em conteúdos divulgados nas redes sociais, nenhuma questão foi apresentada exatamente como na prova desta edição.
O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige o pré-teste das questões. Nesses pré-testes, participantes têm acesso a itens que podem integrar edições futuras do exame, o que explica a existência de itens semelhantes em diferentes aplicações.
A Polícia Federal foi acionada para investigar a divulgação indevida de conteúdos relacionados à prova e apurar possíveis responsabilidades por quebra de confidencialidade ou outras irregularidades.
O Inep informou ainda que segue protocolos rigorosos para calibrar e selecionar os itens que compõem o Banco Nacional de Itens, utilizados na elaboração das provas do Enem. Esses procedimentos, segundo o instituto, foram cumpridos em todas as etapas da edição de 2025.