[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que o gabarito oficial das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será publicado na próxima quinta-feira (13/11). A informação foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa realizada em Brasília, no domingo (09), após o encerramento do primeiro dia de provas.
Com a divulgação antecipada, o Inep adianta o cronograma previsto no edital do exame, que estabelecia o prazo máximo até 28 de novembro, décimo dia útil após o segundo dia de aplicação. Os participantes poderão acessar o gabarito oficial na seção “Provas e Gabaritos”, disponível no portal do Inep.
No primeiro dia de provas, realizado no domingo (09), cerca de 3,51 milhões de candidatos responderam a 90 questões — 45 de linguagens e 45 de ciências humanas — e redigiram uma redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A aplicação ocorreu em 164.906 salas de aula, distribuídas em 1.805 municípios das 27 unidades da federação.
O segundo dia de aplicação está agendado para o próximo domingo (16), quando os candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física).
Os pedidos de reaplicação poderão ser feitos entre os dias 17 e 21 de novembro, até o meio-dia, no horário de Brasília. O procedimento será permitido a participantes que enfrentaram problemas logísticos ou foram afetados por doenças infectocontagiosas, conforme previsto em edital.
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
O Ministério da Educação prevê a reaplicação nacional do exame para os dias 16 e 17 de dezembro. Os resultados finais do Enem 2025 devem ser divulgados em janeiro de 2026, em data a ser confirmada.
O Enem é utilizado como principal forma de ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta edição, o exame também voltou a ser utilizado para a certificação do ensino médio. Mais de 98 mil candidatos maiores de 18 anos solicitaram o certificado, que exige pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação.
*Com informações de MEC