
[Foto: Divulgação / Ana Volpe / Agência Senado]
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publicou nesta terça-feira (08/07), no Diário Oficial da União, a segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025. A atualização traz mudanças na quantidade e distribuição das vagas, correções nos salários e ajustes nas atribuições dos cargos.
No bloco temático 1, que abrange seguridade social, o cargo de assistente social teve aumento de vagas, passando de 26 para 80, distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras, quilombolas e indígenas. Já para o cargo de médico, na especialidade clínica médica, as vagas foram reduzidas de 80 para 26.
No bloco 3, houve aumento nas vagas para tecnologia da informação II, que passou de nove para dez, e redução para o cargo ligado às áreas de oceanografia, oceanologia, geofísica, biologia ou engenharia ambiental, que caiu de três para duas vagas.
O total de vagas do concurso permanece em 3.652, distribuídas em 32 órgãos da administração pública federal. Além do remanejamento, o edital retificado ajusta os pesos dos eixos temáticos por cargo e órgão, corrige locais de lotação e atualiza remunerações. A remuneração inicial para o cargo de Analista do Seguro Social, por exemplo, foi revisada, podendo chegar a R$ 9.371,31.
Também houve alteração nas atividades previstas para alguns cargos. No bloco 2, dedicado a cultura e educação, o cargo de técnico especialista em biblioteconomia passou a incluir atividades de investigação e análise de manifestações culturais, coleta de dados, pesquisas de campo e análise de documentos históricos.
As inscrições para o CNU 2025 seguem abertas até o dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso. A primeira retificação, publicada no dia 3 de julho, simplificou o pedido de isenção da taxa para inscritos no Cadastro Único do governo federal e atualizou as formas de pagamento da taxa única, fixada em R$ 70.