BrasilPolítica

Eleições 2024: Urnas eletrônicas já estão sendo preparadas para o primeiro turno

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE]

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) deu início, nesta quarta-feira (18), à preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 6 de outubro. O processo, que será finalizado até 1º de outubro, envolve a preparação de aproximadamente 42 mil urnas eletrônicas e é realizado em duas etapas principais: geração de mídias e carga e lacração.

Na fase de geração de mídias, são gravados em dispositivos específicos três tipos de mídias: carga, votação e resultado de votação. A mídia de carga contém informações como o número da seção eleitoral, a lista de eleitoras e eleitores aptos, além da relação de candidatas e candidatos que participarão do pleito. A mídia de votação é responsável por armazenar os votos durante a eleição, e a mídia de resultado de votação grava o resultado final da seção ao fim do processo eleitoral.

A inserção desses dados nas urnas ocorre em um ambiente controlado e com a supervisão de representantes de partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, assegurando a transparência e a precisão do processo. Após essa etapa, as urnas são submetidas a testes e, posteriormente, lacradas com selos especiais fabricados pela Casa da Moeda do Brasil, que possuem mecanismos de segurança para detectar qualquer tentativa de violação.

As urnas, devidamente preparadas, serão guardadas em locais seguros e transportadas para os pontos de votação no final de semana das eleições. Com sistemas que garantem que elas só possam ser usadas na data correta, as urnas eletrônicas reforçam a segurança e confiabilidade do processo eleitoral.

Com informações da Seção de Jornalismo do TRE-RJ.

error: Não é possível copiar.