PolíticaRio de Janeiro

Eleição para presidência da ALERJ será nesta quinta-feira e contará disputa interna no PL

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / AN]

Os Deputados e Deputadas da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), escolhem nesta quinta-feira (02/01), o nome que presidirá a Casa pelos próximos dois anos. A eleição ocrrerá no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.

No dia anterior (01/02), os parlamentares foram empossados em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades do estado. Ao todo 70 parlamentares foram eleitos ou reeleitos para assumir cadeiras na ALERJ.

Protagonizando a disputa pela Presidência da Casa, estão os Deputados Rodrigo Bacellar (PL) e Jair Bittencourt (PL). Apesar de integrarem a mesma leganda, o candidatos a assumir a cadeira da presidência, recebem apoio interno de lados distintos. Enquanto Bacellar conta com o apoio do Governador do Estado, Claúdio Castro (PL), Bittencourt carrega o aval do presidente da legenda no estado, o Deputado Federal Altineu Cortês.

O Deputado Jair Bittencourt, conta também com o apoio do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de André Ceciliano. Ceciliano presidiu a ALERJ na última Legislatura e Bittencount já chegou a ocupar a cadeira como seu vice.

Momentos antes da cerimômina de posse, nesta quarta-feira, Rodrigo Bacellar chegou a declarar que a disputa não resultará em revanchismo e afirmou que caso seja eleito, trabalhará ao lado de todos os demais parlamentares. Durante a cerimônia, apoiadores do deputado, usavam adesivos colados no peito em apoio a sua campanha.

Jair Bittecourt declarou que disputa a eleição da presidência da ALERJ “com orgulho enorme” de ter em sua chapa os partidos: “o PCdoB, o PT, o PSOL, o PL, o PDT, talvez o MDB” . Segundo ele, o apoio destas siglas evidência a diversidade do voto na ALERJ.

A eleição para escolha do novo presidente da Casa está marcada para às 15h no Palácio Tiradentes. Na ocasião, também serão escolhidos os nomes que irão compor a Mesa Diretora da Assembléia.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.