Eduardo Paes vence pela quarta vez a disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro
[Foto: Arquivo / Richard Souza / GE]
O candidato Eduardo Paes (PSD) venceu a eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro com 60,26% dos votos válidos, consolidando sua quarta vitória na capital fluminense. O segundo colocado, Alexandre Ramagem (PL), obteve 31,07% dos votos válidos, de acordo com a apuração de 93,66% das urnas até o momento.
Paes, de 54 anos, é carioca, casado e formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Com esta vitória, ele se torna a pessoa que mais vezes ocupou o cargo de prefeito na história do Rio de Janeiro. Durante toda a campanha, as pesquisas de intenção de voto indicavam uma liderança confortável de Paes sobre seus adversários.
O prefeito eleito concorreu à reeleição pela coligação É o Rio Seguindo em Frente, composta por diversos partidos: Solidariedade, Podemos, Avante, Agir, PDT, PSB, PRD, DC e a Federação PT/PV/PCdoB. Seu vice na chapa é Eduardo Cavaliere (PSD).
Paes contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha, enquanto seu principal oponente, Ramagem, teve o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.