Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio para quarto mandato
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]
O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD/RJ), tomou posse nesta quarta-feira (01/01) para seu quarto mandato à frente da cidade. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal, na Cinelândia, com presença de autoridades e familiares. A sessão foi presidida pelo novo presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (PSD).
Após a posse, Paes expressou sua satisfação e afirmou que seu novo mandato será o melhor dos quatro que já exerceu, destacando o compromisso com todos os cariocas, com foco especial nas áreas mais pobres da cidade. “Vamos governar para todos os cariocas, mas com os olhos voltados para os mais pobres dessa cidade”, declarou.
Paes também ressaltou a vitória conquistada por uma “frente ampla” que priorizou o cidadão acima das disputas ideológicas. O prefeito enfatizou a importância da parceria com a Câmara Municipal para a aprovação de projetos importantes, como o Plano Diretor e melhorias no sistema BRT.
Nossa vitória foi a vitória de uma frente ampla, que coloca o cidadão acima de qualquer disputa ideológica. Precisamos de união e da produção de consensos. Nada do que fizemos seria possível sem o trabalho incansável dos vereadores sob a liderança do presidente Caiado. Desde a aprovação do Plano Diretor até a viabilização dos investimentos e melhorias do BRT, contamos com o apoio de nossos vereadores e vereadoras”, afirmou o prefeito.
Eduardo Paes foi reeleito com 1.861.856 votos, o que corresponde a 60,47% dos votos válidos, tornando-se o prefeito mais longevo da história do Rio de Janeiro. Seu novo mandato se estende até 2028. Na Câmara Municipal, a nova legislatura tem 23 novos vereadores, com uma renovação de 45% e um aumento no número de mulheres eleitas, de 11 para 12.
Início do novo governo e decretos
A nova gestão de Paes começou com a publicação de 46 decretos no Diário Oficial, que estabelecem diretrizes para seis grandes áreas da administração municipal: segurança e civilidade, políticas públicas, gestão de alto desempenho, eficiência de gastos, desburocratização e ambiente de negócios. Os decretos foram fruto das discussões realizadas no Gabinete de Transição, liderado pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
O prefeito destacou a criação de um grupo de trabalho para instituir a Força Municipal de Segurança e a Refundação da Guarda Municipal, visando uma atuação mais eficiente e integrada à segurança pública. Além disso, destacou ações de infraestrutura, saúde e educação, como o plano de expansão de escolas em tempo integral e a construção de novos supercentros de saúde nas zonas Norte e Oeste.
“Determinamos a criação de um grupo de trabalho para instituir a Força Municipal de Segurança da Cidade do Rio de Janeiro. Uma força armada de atuação integrada e complementar às polícias. Voltada para uma política de segurança de proximidade, prevenção e vigilância e distribuída em áreas de alta circulação”, declarou o prefeito.
Paes também anunciou o avanço em projetos de mobilidade, como a expansão do BRT e a transição energética no transporte urbano, além de novas obras para controle de enchentes e urbanização de comunidades, como a Rocinha.
Na área de desburocratização, o governo municipal implementará a versão 2.0 do Licenciamento Integrado de Edificações e o Programa de Licenciamento Zero para atividades econômicas. O prefeito também destacou a reorganização administrativa e a modernização de diversos serviços públicos para melhorar a gestão e facilitar o ambiente de negócios na cidade.
*Com informações de Prefeitura do Rio