
[Foto: Arquivo / Mario Agra / Câmara dos Deputados]
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestou-se publicamente contra a iniciativa de uma comitiva de senadores brasileiros que pretende viajar aos Estados Unidos para tratar da tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, anunciada recentemente pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Em nota divulgada nas redes sociais nesta quarta-feira (17), o parlamentar afirmou que os senadores envolvidos não representam o ex-presidente Jair Bolsonaro e criticou a tentativa de negociação, classificando-a como ineficaz e deslegitimada. Eduardo também considerou a proposta uma forma de desviar o foco dos problemas internos do país, sem tratar do que chamou de “questões institucionais fundamentais”.
Os senadores, no exercício de seu mandato no Senado Federal, representam os estados pelos quais foram eleitos e têm, entre outras atribuições constitucionais, a responsabilidade de analisar e aprovar tratados e acordos internacionais, conforme estabelece o artigo 49, inciso I, da Constituição Federal.
A comitiva parlamentar teria como objetivo dialogar com interlocutores norte-americanos e buscar alternativas diplomáticas para reverter a medida tarifária, que pode afetar setores estratégicos da economia brasileira. No entanto, o deputado afirmou não ter qualquer vínculo com essa articulação e declarou não acreditar na eficácia da iniciativa.
A posição de Eduardo Bolsonaro reforça o alinhamento do deputado com Trump e seus apoiadores, além de evidenciar o clima de divisão entre grupos políticos brasileiros sobre como conduzir a resposta à medida adotada pelo presidente dos EUA.
Confira, a seguir, a publicação do deputado licenciado:
NOTA PÚBLICA
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 22, 2025
Diante da formação de uma comitiva de senadores brasileiros que pretende vir aos Estados Unidos para tratar da Tarifa-Moraes imposta pelo presidente Trump, registro de forma categórica e inequívoca que tais parlamentares não falam em nome do Presidente Jair… pic.twitter.com/BZ3KQ0dJSj