BrasilJustiçaPolítica

É falsa a suposta admissão de fraude nas eleições de 2022, que circula na internet

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Arquivo / Pedro França / Agência Senado]

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, teria admitido que as Eleições Gerais de 2022 foram fraudadas. Esse conteúdo é falso e utiliza trecho de video de julgamento sobre outro tema de forma distorcida.

O vídeo em questão foi descontextualizado para criar a falsa alegação de que o ministro teria reconhecido a fraude nas eleições. Na realidade, a gravação apresenta um debate sobre a prática de fraude à cota de gênero pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no lançamento de candidaturas ao cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2020, não nas Eleições Gerais de 2022.

É importante ressaltar que o contexto original do vídeo é sobre um caso específico de fraude em eleições municipais anteriores. Portanto, a afirmação de que o ministro Moraes admitiu fraude nas Eleições Gerais de 2022 é completamente falsa.

O trecho com a fala do ministro, que foi utilizado para a criação da notícia falsa (fake news), pode ser conferido no video abaixo.

Com informações da Comunicação do TSE.

error: Não é possível copiar.