
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
As férias escolares de julho movimentam o turismo no Brasil, com 73% dos viajantes optando por destinos nacionais, segundo levantamento realizado pela plataforma de hospedagem Airbnb em parceria com a consultoria MindMiners. Entre os entrevistados, 45% pretendem viajar para outros estados e 28% devem visitar cidades dentro do próprio estado onde residem.
Tanto destinos de clima quente quanto cidades com temperaturas mais baixas nesta época do ano estão entre os preferidos. O ranking das cidades mais buscadas é liderado por Rio de Janeiro, Gramado (RS) e São Paulo (SP). Capitais do Nordeste também ganham destaque, como Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Ipojuca (PE).
Em Fortaleza, uma das atrações que deve atrair turistas é o “Sana”, maior evento geek do Norte e Nordeste, que será realizado em 18 de julho no Centro de Eventos do Ceará. A programação integra o Calendário Turístico Oficial do Brasil, mantido pelo Ministério do Turismo, que reúne festividades de todo o país para auxiliar o planejamento dos viajantes.
Malha área nacional
Durante o período das férias escolares, a malha aérea nacional foi ampliada para atender à alta demanda por viagens. De acordo com o Ministério do Turismo, companhias aéreas brasileiras disponibilizarão mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos em julho. O volume representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a pasta, as regiões com maior expansão na oferta de voos são o Rio de Janeiro, com aumento de 10%, São Paulo, com 5%, e Brasília, com 6,4%. O reforço na malha aérea busca facilitar o deslocamento dos viajantes entre os principais polos turísticos do país durante a alta temporada.
No Nordeste, o aumento da conectividade evidencia o fortalecimento do interesse por destinos de sol e praia. Destaque para as rotas entre Brasília e Pernambuco, que cresceram 44%, e entre São Paulo e Paraíba, com alta de 20%. Além disso, a Bahia e o Ceará também registram aumento na oferta de voos, com crescimento de 7% e 5%, respectivamente.
A seguir, os destaques da ampliação da malha aérea neste período:
- Mais de 11 milhões de assentos disponíveis em 68,3 mil voos domésticos
- Rio de Janeiro: +10% na oferta de voos
- São Paulo: +5%
- Brasília: +6,4%
- Brasília – Pernambuco: +44%
- São Paulo – Paraíba: +20%
- Bahia: +7%
- Ceará: +5%
*Com informações de Ministério do Turismo