Desemprego no Brasil cai para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, menor taxa em 10 anos
[Foto: Ilustrativa]
A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,9% no primeiro trimestre de 2024, marcando uma queda de 0,9 ponto percentual em comparação ao mesmo período de 2023, quando era de 8,8%. Esse é o menor índice registrado para o primeiro trimestre nos últimos 10 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (17/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até então, o menor índice havia sido registrado no primeiro trimestre de 2014, com 7,2%.
A pesquisa revela que a taxa de desocupação diminuiu em 21 estados e no Distrito Federal em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Os estados com menores índices de desemprego foram:
- Acre;
- Amazonas;
- Pará;
- Amapá;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Piauí;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Alagoas;
- Sergipe;
- Bahia;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Paraná;
- Mato Grosso;
- Goiás e
- Distrito Federal.
“A trajetória de queda anual, que já vem sendo observada em outros trimestres, se manteve”, afirmou Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostras de domicílios do IBGE.
O número de pessoas que estavam em busca de trabalho por dois anos ou mais caiu 14,5% no primeiro trimestre de 2024, totalizando 1,9 milhão, comparado a 2,2 milhões no mesmo período de 2023.
Além disso, segundo a pesquisa, o rendimento médio real mensal habitual também apresentou um aumento, alcançando R$ 3.123 no trimestre encerrado em março, em comparação aos R$ 3.004 do mesmo período do ano anterior.