[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O número de trabalhadores em busca de emprego diminuiu em todas as faixas de tempo de procura no terceiro trimestre de 2025. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (14/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram retração significativa entre aqueles que procuram trabalho há dois anos ou mais, com queda de 17,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, também houve redução entre os que buscam ocupação há mais de um mês e menos de um ano, faixa que registrou o menor contingente desde o início da série histórica, em 2012. Esse grupo soma 3 milhões de pessoas, queda de 12,2% no comparativo anual.
O levantamento mostra ainda que o número de brasileiros em busca de trabalho há menos de um mês caiu 14,2%, chegando a 1,1 milhão de pessoas, o menor nível desde o terceiro trimestre de 2015. Entre os que procuram emprego de um a menos de dois anos, o recuo foi de 11,1%, totalizando 666 mil pessoas — também o menor registro na série.
Ao todo, metade dos desocupados do país (50,8%) estava na faixa de um mês a menos de um ano de procura. Já a parcela de trabalhadores que buscam ocupação há dois anos ou mais corresponde a 19,5%, o menor índice desde 2015.
A Pnad considera desocupadas as pessoas a partir de 14 anos que buscaram uma vaga nos 30 dias anteriores à pesquisa. A edição divulgada hoje visitou 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal. Os resultados refletem um cenário em que a taxa de desocupação nacional atingiu 5,6% no trimestre, a menor desde o início da série em 2012.
*Com informações de IBGE