PolíticaRio de Janeiro

Deputados são empossados na ALERJ

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / Gazeta Expressa]

Deputados e Deputadas que irão compor a 13ª Legislatura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) foram empossandos, na tarde desta quarta-feira (01/02), no Palácio Tiradentes. A sessão foi comandada pelo Deputado Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que iniciou seu décimo mandato como Deputado Estadual. Ao todo, 70 parlamentares foram empossados e cumprirão mandato de 4 anos.

A cerimônia contou com a presença de autoridades do estado, como o Governador Cláudio Castro (PL-RJ); o vice-governador Thiago Pampolha (União Brasil -RJ); o Presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (PSD-RJ); o Presidente do Tribunal de Contas do estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Melo do Nascimento; a Defensora Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, Patricia Cardoso; o Sub Procurador Geral de Justiça de administração do Ministerio Público, Eduardo da Silva Lima Neto.

André Ceciliano (PT), que presidiu a Casa na 12º Legislatura, fez um balanço de sua atuação quando ocupou o cargo de Presidente

“Fizemos uma transição na ALERJ após um turbilhão de acontecimentos, pautas difíceis exigidas pelo momento de penunbra que o estado viveu até aderir o regime de recuperação fiscal. Enfrentamos o impeachment de um governador, o primeiro da história do país. Encaramos uma pandemia mundial, mas não paramos um dia sequer, e aprovamos medidas essenciais ao suporte da população do estado, a população mais vulnerável diante do cenário da crise sanitária. Foram anos de muito trabalho aqui na ALERJ”, disse o ex-deputado.

O Governador Cláudio Castro ressaltou que o governo estará aberto ao diálogo com Deputados e Deputadas para que, juntos, possam resolver os problemas do Rio de Janeiro.

“O governo do Rio dialoga com todos os parlamentares. Da minha parte, reforço minha disposição em dialogar com todos os partidos de qualquer espectro político partidário. O momento atual pede que nós encontremos um nos outros o nosso compromisso público e dever ético perante o povo do Rio de Janeiro”. […] O diálogo permanente com essa casa foi um instrumento indispensável para que todos nós estivessemos lado a lado em um esforço conjunto para retirar o Rio de Janeiro do estado de letargia. Vivemos um novo momento, muito distante daquele Rio de Janeiro isolado, mergulhado em crises políticas, econômicas e moral e que até bem pouco tempo atrás nos assombrava com incertezas”, destacou o Governador.

Cláudio Castro, também, dirigiu-se a bancada feminina da ALERJ, que nesta Legislatura representa 21,4% do total dos parlamentares, com 15 parlamentares eleitas. Para elas, Castro disse esperar um trabalho em conjunto no combate à violência contra a mulher, ressaltando a criação da Secretaria da Mulher do Estado.

“Saibam que podem contar comigo e com a recém-criada Secretaria da Mulher. Reforço meu compromisso como governador de trabalhar em conjunto com a bancada pela agenda em combate a violência contra a a mulher. Essa é uma prioridade absoluta em nossa gestão, vamos seguir juntos nessa pauta”, frisou o Governador.

Nesta Legislatura, o parlamento ganha, também, inclusão e diversidade, com a eleição de Dani Balbi (PCdoB), primeira transsexual a conquistar um mandato na ALERJ, além da índia Armelau (PL), autodeclara indígena e Elika Takimoto (PT), autodeclarada asática.

A atual Legislatura da ALERJ, contará com 32 novos parlamentamentares e 38 reeleitos, representando uma renovação de 45,7% das cadeiras na Casa.

Os Deputados e Deputadas que irão compor a 13ª Legislatura da Casa são:

Alan Lopes (PL)Gustavo Tutuca (PP)
Anderson Moraes (PL)Índia Armelau (PL)
André Correa (PP)Jair Bittencourt (PL)
Andrézinho Ceciliano (PT)Jari (PSB)
Arthur Monteiro (Pode)Jorge Felippe Neto (Avante)
Brazão (União)Júlio Rocha (Agir)
Bruno Dauaire (União)Léo Vieira (PSC)
Carla Machado (PT)Lucinha (PSD)
Carlinhos BNH (PP)Luiz Paulo (PSD)
Carlos Macedo (REP)Márcio Canella (União)
Carlos Minc (PSB)Márcio Gualberto (PL)
Célia Jordão (PL)Marina do MST (PT)
Chico Machado (SDD)Martha Rocha (PDT)
Cláudio Caiado (PSD)Munir Neto (PSD)
Dani Balbi (PCdoB)Otoni de Paula Pai (MDB)
Dani Monteiro (PSol)Professor Josemar (PSol)
Danniel Librelon (REP)Rafael Nobre (União)
Delaroli (PL)Renata Souza (PSol)
Dionísio Lins (PP)Renato Machado (PT)
Douglas Ruas (PL)Renato Miranda (PL)
Dr. Deodalto (PL)Rodrigo Amorim (PTB)
Dr. Pedro Ricardo (PROS)Rodrigo Bacellar (PL)
Dr. Serginho (PL)Rosenverg Reis (MDB)
Eduardo Cavaliere (PSD)Samuel Malafaia (PL)
Elika Takimoto (PT)Tande Vieira (PROS)
Fábio Silva (União)Thiago Gagliasso (PL)
Felipinho Ravis (SDD)Thiago Rangel (Pode)
Filipe Soares (União)Tia Ju (REP)
Filippe Poubel (PL)Val Ceasa (Patriota)
Flávio Serafini (PSol)Valdecy da Saúde (PL)
Franciane Motta (União)Verônica Lima (PT)
Fred Pacheco Banda Dom (PMN)Vinicius Cozzolino (União)
Giovani Ratinho (SDD)Vitor Júnior (PDT)
Giselle Monteiro (PL)Yuri (PSol)
Guilherme Schleder (PSD)Zeidan (PT)

A maior bancada é composta por parlamentares eleitos do PL, seguido por União Brasil, PT, PSD, PSol, PP, Republicanos, Solidariedade,PSB, PROS,MDB,PDT, Podemos, Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB e PCdoB.

A primeira sessão, que reunirá os parlamentares já empossados, está marcada para acontecer na quinta-feira (02/02)às 15h no Palácio Tiradentes, onde será decidido a eleição da Mesa Diretora e do novo presidente da ALERJ.

Manifestação

Enquanto a cerimônia de posse acontecia no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, do lado de fora do Palácio Tiradentes, homens e mulheres que prestaram o concurso para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP-RJ) em 2012, prostetavam com faixas pedindo convocação dos aprovados.

SEAP RJ - ALERJ
Foto: Richard Souza / Gazeta Expressa

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.