O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista e que recorre em liberdade, teria viajado para os Estados Unidos, segundo informações divulgadas pelo site PlatôBR nesta quinta-feira (19). O site afirma que imagens mostram o parlamentar entrando em um condomínio em Miami.
De acordo com o que foi divulgado, a presença do deputado em território norte-americano teria ocorrido apesar de decisões judiciais que o proibiram de sair do Brasil durante a investigação. Determinações do ministro Alexandre de Moraes impuseram restrições, incluindo a entrega de todos os seus passaportes nacionais e estrangeiros.
A suposta viagem de Ramagem ocorre em um momento considerado sensível no processo, quando se aproxima o fim da tramitação dos recursos e a possibilidade de execução das penas impostas aos réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou recursos dos condenados do Núcleo 1, etapa que antecede a apresentação dos últimos pedidos para tentar impedir o cumprimento imediato das decisões.
Após a divulgação das imagens, deputados federais do PSOL-RJ informaram que solicitaram ao STF a decretação da prisão de Ramagem. Segundo os parlamentares, “tudo indicaria” que o deputado teria deixado o país irregularmente. O pedido foi feito por Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone.A defesa do deputado informou que não irá se manifestar sobre o caso.