BrasilPolítica

Davi Alcolumbre é eleito Presidente do Senado com 73 votos

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado]

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado Federal para um mandato de dois anos. Com 73 votos dos 81 senadores, ele venceu em primeiro turno, consolidando amplo apoio na Casa.

A disputa contou ainda com os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Durante a sessão, os candidatos Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas.

Como presidente do Senado, Alcolumbre também assume a chefia do Congresso Nacional, com atribuições como a definição da pauta de votações, a recepção de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a convocação extraordinária do Congresso em casos específicos.

A votação foi secreta e realizada por meio de cédulas de papel. Para ser eleito, era necessário um mínimo de 41 votos. Com o resultado, Alcolumbre retorna ao comando da Casa, cargo que já ocupou entre 2019 e 2021.

Mesa Diretora

Após a eleição para a presidência da Casa, o Senado elegeu, por aclamação, os candidatos da chapa única para a Mesa Diretora no biênio 2025-2026. Confira, a seguir, a lista de senadores.

– Primeira-Vice-Presidência: Eduardo Gomes (PL-TO)

– Segunda-Vice-Presidência: Humberto Costa (PT-PE)

– Primeira-Secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB) 

– Segunda-Secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)

– Terceira-Secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)

– Quarta-Secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)

Durante a reunião preparatória, também foram definidos os senadores suplentes.

– Chico Rodrigues (PSB-RR)

– Mecias de Jesus (Republicanos-RR)

– Styvenson Valentim (PSDB-RN)

– Soraya Thronicke (Podemos-MS)

*Com informações de Senado Federal

error: Não é possível copiar.