Criminosos exigem 500 Mil Reais para “permitirem” obras do Parque Piedade, denuncia prefeito
[Foto: Richard Souza / GE]
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, utilizou suas redes sociais no dia 09/01 para alertar as autoridades e a população sobre uma ameaça do crime organizado às obras do Parque Piedade, local onde antes funcionava a antiga faculdade Gama Filho. Na publicação ele marcou a Polícia Federal e Ricardo Cappelli, Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo a publicação, o prefeito recebeu informações de que grupos criminosos estão exigindo o pagamento de 500 mil reais da empreiteira responsável pela execução da obra. A ameaça inclui a paralisação dos trabalhos caso o valor não seja pago.
Eduardo Paes deixou claro que a prefeitura não irá ceder a essa chantagem, afirmando: “Obviamente não vamos aceitar.”
O valor total da obra é de 65 milhões de reais, e a extorsão foi direcionada diretamente à empreiteira responsável. O prefeito pediu que maiores informações sejam obtidas com o secretário de Ordem Pública, delegado Brenno Carnevale.
Confira a publicação original a seguir:
Atenção @policiafederal @RicardoCappelli recebi agora informações de que o crime organizado está pedindo dinheiro para a empreiteira responsável pelas obras do Parque Piedade aonde funcionava a antiga faculdade Gama Filho. Ameaçam paralisar as obras caso o pagamento não…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 9, 2024
A situação levanta preocupações sobre a segurança nas obras públicas da cidade e destaca os desafios enfrentados pelas autoridades na luta contra a influência do crime organizado em diferentes setores.
Alguns internautas estranharam que o prefeito tenha se dirigido apenas a autoridades federais, sem cobrar também do governo estadual ação contra essa suposta tentativa de extorsão e em prol da segurança dos trabalhadores da obra e da população local.
Até o momento, não foram divulgados detalhes adicionais sobre as medidas que serão tomadas pela prefeitura e pela polícia em resposta a essa ameaça específica.