
[Foto: Rodrigo Nunes / MS]
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começou, nesta sexta-feira (11/07), a aplicar a vacina contra a variante JN.1 da covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais. O imunizante está disponível em todas as 240 salas de vacinação da cidade, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e a unidade do ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste.
Antes da ampliação, a vacinação já havia contemplado idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e pessoas com 65 anos ou mais. A nova fase segue o cronograma divulgado anteriormente pela prefeitura, que prevê a inclusão de outras faixas etárias de maneira escalonada, conforme o envio de doses pelo Ministério da Saúde.
Vacina Atualizada contra a Covid-19 (JN.1)
Novas faixas etárias
Terça
1º/07
65 anos ou mais
Sexta
11/07
60 anos ou mais
Agosto
Pessoas com comorbidades
Com a chegada de novas doses, outros grupos prioritários serão vacinados.
A vacina tem como foco a variante JN.1, atualmente a mais prevalente no país, e visa reduzir o risco de internações e mortes causadas pela covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o município registra alta cobertura vacinal, com quase 98% da população tendo recebido pelo menos duas doses e nenhuma internação por covid no momento.
A próxima etapa da vacinação será em agosto, quando será a vez das pessoas com imunossupressão, incluindo aquelas em uso de medicamentos imunossupressores.
Paralelamente à campanha contra a covid-19, o município segue com a vacinação contra a gripe. A imunização contra influenza está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A Secretaria reforça a importância de manter o esquema vacinal atualizado para garantir a proteção contra as duas doenças.
*Com informações de Prefeitura do Rio
*Datas podem sofrer alteração sem aviso prévio