Segurança e Defesa Civil

Corpo de Bombeiros do Maranhão localiza segunda vítima após desabamento de Ponte em Estreito

Compartilhe essa notícia!

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou, na manhã desta terça-feira (24/12), que localizaram o corpo de uma mulher em decorrência do desabamento da ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão. Ainda segundo a coorporação, as buscas pelos demais desaparecidos seguem “intensas”.

De acordo com nota, o CBMMA está “atuando com efetivo especializado e equipamentos adequados para maximizar os esforços na localização de vítimas.”

Desabamento

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que conecta os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou na tarde de domingo (22/12), resultando em uma tragédia que mobiliza equipes de resgate. Inicialmente, foi confirmada a morte de uma mulher de 25 anos. Um homem, de 36 anos, foi resgatado com vida e levado por populares ao hospital em Estreito. Segundo informações da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), ao menos 12 pessoas seguem desaparecidas após o acidente, incluindo duas crianças.

Governadores de ambos os estados se manifestaram sobre o ocorrido. Carlos Brandão, do Maranhão, lamentou o acidente, confirmou as vítimas e destacou o suporte prestado pelo governo estadual. Já Wanderlei Barbosa, do Tocantins, ressaltou a gravidade da situação, com a queda de veículos e motocicletas no rio, cuja profundidade no local é superior a 50 metros.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão e Tocantins, junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), trabalham nas buscas por desaparecidos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o trecho foi totalmente interditado, enquanto equipes técnicas estão a caminho para avaliar as causas do colapso e definir medidas emergenciais.

O vão central da ponte, que tem 533 metros de extensão, foi o que cedeu. Além de comprometer a travessia entre os estados, o desabamento impacta o tráfego na região, forçando motoristas a utilizarem rotas alternativas.

Rio Tocantins

Após o desabamento de parte da Ponte do Estreito, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, o Governo do Maranhão emitiu um comunicado alertando a população sobre possíveis riscos relacionados à água do Rio Tocantins. “Há relatos, ainda não confirmados, de que um caminhão transportando substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente teria caído no Rio Tocantins”, disse o governo.

Como medida preventiva, as autoridades pediram que a população evite o consumo e o uso da água, além de banhos no trecho próximo ao local do desabamento. Segundo o comunicado divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), “enquanto as autoridades trabalham na identificação e no manejo seguro dos produtos”, é fundamental adotar cautela para minimizar os riscos.

O Governo do Maranhão destacou que está monitorando a situação e reforçou o compromisso de informar novas orientações assim que possível. “Contamos com a compreensão de todos para minimizar os riscos a saúde pública e ao meio ambiente”, pontua a nota.

Buscas suspensas

Ainda no domingo (22), as buscas por desaparecidos foram temporariamente interrompidas, segundo informou a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO). A decisão foi tomada após mergulhadores do Corpo de Bombeiros identificarem que dois caminhões que caíram no Rio Tocantins transportavam ácido sulfúrico, um material altamente perigoso.

De acordo com nota divulgada pela PMTO, “considerando os riscos associados ao manuseio e a proximidade com esses materiais, a suspensão das brucas foi determinada até que equipes especializadas cheguem ao local.”

Equipes técnicas foram acionadas para realizar a contenção e remoção segura do material químico, permitindo que as buscas sejam retomadas assim que o ambiente for considerado seguro.

Mergulhadores da Marinha

Na noite desta segunda-feira (23/12), o ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que a Marinha do Brasil enviará mergulhadores para ajudar nas buscas por desaparecidos no Rio Tocantins, após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins.

“Acabo de ser informado pelo comandante da Marinha, Almirante Olsen, que nossa solicitação de equipe de mergulho para realizar as buscas no local do colapso da ponte foi atendida. Os profissionais da Marinha estarão prontos para atuar já amanhã cedo. Seguiremos vigilantes e acompanhando todas as ações necessárias”, publicou o ministro.

error: Não é possível copiar.