Educação

Conheça o Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras

[Foto: Ilustrativa / LensGo]

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Semede), promove, desde 2023, o Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – EMEFRO. A iniciativa visa conceder certificação de conclusão do Ensino Fundamental aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Elaborado pela Gerência de Avaliação Educacional da Semede, o Emefro tem como objetivo principal contribuir para a redução da defasagem escolar e possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental, além de melhorar a qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, desde sua implantação em 2023, o exame já concedeu 256 diplomas nas duas edições realizadas no seu primeiro ano. O coordenador do EMEFRO, Renato Louseiro, reforçou a importância da prova como uma ferramenta essencial para promover a educação de qualidade e combater a defasagem educacional.

“O objetivo da prova é contribuir para a redução da defasagem escolar, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destacou o coordenador.

Provas de 2024

As datas para a primeira prova do Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – EMEFRO em 2024 já estão definidas. Segundo a Prefeitura, entre os dias 27 de maio e 7 de junho, estarão abertas as inscrições para os interessados em obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino.

Nesta edição inicial, a prova se destina aos alunos matriculados no Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A participação no exame não é obrigatória, mas representa uma oportunidade para aqueles que buscam concluir essa etapa da educação.

As inscrições serão realizadas na própria unidade escolar do estudante, entre os dias 27 de maio e 7 de junho. Os candidatos devem apresentar documento de identificação com foto no ato da inscrição. Além disso, os alunos com deficiência, transtornos ou outras condições específicas podem solicitar atendimento especializado para as adaptações necessárias à realização do exame.

A prova, que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, será composta por uma redação e duas provas objetivas, abordando as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, com base no Referencial Curricular de Rio das Ostras – RECRO.

Para auxiliar os participantes, o Núcleo de Gestão Pedagógica disponibilizará material de estudo pela plataforma E-VIRTU@L Aluno, contendo os conteúdos que serão exigidos no exame.

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, “será considerado apto o aluno que atingir pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação. Caso o estudante não obtenha a pontuação mínima em uma das etapas, não alcançará a certificação.”

*Com informações da Prefeitura de Rio das Ostras

error: Não é possível copiar.