Confirmado o incidente envolvendo aviões da LATAM
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
Na manhã desta terça-feira (03/12), duas aeronaves da LATAM Airlines se envolveram em um incidente no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo. O contato entre os aviões ocorreu enquanto realizavam o taxiamento. Não houve registros de feridos entre os passageiros ou tripulantes. As operações do aeroporto seguem normalmente, sem impactos na programação de voos.
Segundo informações da Aena Brasil, gestora do aeroporto, as aeronaves estavam em baixa velocidade, tendo a colisão ocorrida quando a ponta da asa de uma aeronave com destino a Campo Grande (MS) entrou em contato com a cauda de outra, que seguiria para Brasília (DF).
De acordo com a LATAM, “o evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões, que foram desembarcados normalmente e em total segurança.” E informou “as aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia”.
A LATAM também esclareceu que todos os clientes serão reacomodados em outros voos da empresa, minimizando os impactos para os passageiros afetados. A companhia informou, ainda, que está colaborando ativamente com as investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que trabalha para esclarecer as causas do incidente.
A companhia aérea também expressou pesar pelos transtornos causados e reiterou o compromisso com a segurança aérea: “A LATAM lamenta os transtornos e ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.
Apesar do incidente, a empresa garantiu que a situação foi rapidamente controlada, sem danos maiores para os passageiros ou para a operação do aeroporto.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível observar o momento da colisão:
Dois aviões da empresa aérea @LATAM_BRA colidiram na manhã desta terça-feira (3) no pátio de embarque e desembarque do Aeroporto de Congonhas. Imagens que circulam por grupos de aviação, flagraram o momento em que o PR-XBG e PT-TMA se esbarram. pic.twitter.com/A1HjQAMKvb
— Portão 1 (@portaoum) December 3, 2024
Investigação
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) confirmou, na tarde desta terça-feira, que iniciou a ação para apurar o incidente ocorrido nas aeronaves de matrículas PR-XBG e PT-TMA no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O órgão integra o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), com sede em Brasília (DF).
A Ação Inicial, segundo explicou a CENIPA, na utilização de “técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.”
*Matéria atualizada as 16:00h para inclusão de posicionamento da CENIPA