Fogos de artifício | Foto: Richard Souza / AEF
[Foto: Richard Souza / AEF]
O calendário de feriados de 2026 já permite planejamento antecipado para viagens, compromissos e atividades pessoais. Ao longo do ano, haverá feriados nacionais, além de pontos facultativos definidos pelo governo federal, especialmente relevantes para a administração pública. A seguir, veja a relação dos feriados e pontos facultativos mês a mês.
Janeiro
O ano começa com o feriado nacional de 1º de janeiro, Confraternização Universal, que marca o início de 2026.
Fevereiro
O Carnaval de 2026 será celebrado nos dias 16 de fevereiro, segunda-feira, e 17 de fevereiro, terça-feira, ambos considerados ponto facultativo. A Quarta-Feira de Cinzas, em 18 de fevereiro, também é ponto facultativo até as 14 horas.
Abril
O mês terá dois feriados nacionais. A Paixão de Cristo será celebrada em 3 de abril. Já o feriado de Tiradentes ocorre em 21 de abril, uma terça-feira. Para os servidores federais, o dia 20 de abril, segunda-feira, foi definido como ponto facultativo.
Maio
O Dia Mundial do Trabalho, comemorado em 1º de maio, é feriado nacional.
Junho
O feriado de Corpus Christi será em 4 de junho e é considerado ponto facultativo. Para a administração pública federal, o dia 5 de junho, sexta-feira, também será ponto facultativo.
Setembro
A Independência do Brasil será celebrada em 7 de setembro, feriado nacional.
Outubro
O mês conta com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. O Dia do Servidor Público Federal, celebrado em 28 de outubro, é ponto facultativo.
Novembro
Novembro terá três feriados nacionais. O Dia de Finados ocorre em 2 de novembro. A Proclamação da República será comemorada em 15 de novembro. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, também é feriado nacional.
Dezembro
O Natal, celebrado em 25 de dezembro, é feriado nacional. As vésperas de Natal, em 24 de dezembro, e de Ano Novo, em 31 de dezembro, são consideradas ponto facultativo após as 13 horas.
As datas de pontos facultativos se aplicam, principalmente, à administração pública federal e podem variar conforme estados, municípios e empresas privadas.