Ciência e TecnologiaEventos, Lazer e TurismoRio de Janeiro

Comunidade Brasa Agents, voltada ao desenvolvimento de agentes de inteligência artificial, é lançada na Web Summit Rio 2025

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / GE]

Durante o Web Summit Rio 2025, que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, foi lançada oficialmente a Brasa Agents, uma nova comunidade dedicada à construção e à popularização de agentes de inteligência artificial (IA) no Brasil. O projeto surge com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de criadores brasileiros nesse campo, promovendo novas oportunidades de geração de renda no ambiente digital.

A comunidade Brasa Agents foi idealizada por um grupo de empreendedores com histórico no setor de tecnologia e inovação. Entre os fundadores estão Victor Popper (fundador da All-in e CEO da Loja Integrada), Lucas Bacic (fundador da Savia e CPO da Loja Integrada), Lucas Bittencourt (fundador da Touts e cofundador da StationZero), Victor Meireles (fundador da AION Solution e mentor em IA no G4 Educação), e John Cordeiro (Head de Tecnologia da Weni), entre outros nomes do ecossistema tecnológico nacional.

Com foco em fomentar a criação e a adoção de agentes de IA no país, a Brasa Agents pretende criar espaços de colaboração entre desenvolvedores, especialistas, investidores e empresas. A proposta é impulsionar o compartilhamento de conhecimento técnico e facilitar o acesso a investimentos voltados à tecnologia, numa tentativa de equilibrar a atual concentração global de recursos. Segundo o relatório AI Index 2024, da Universidade de Stanford, 80% dos investimentos privados em IA no ano passado foram destinados a empresas sediadas nos Estados Unidos e na China. O Brasil representou menos de 1% desse volume.

O que são agentes de IA?

Agentes de inteligência artificial são sistemas capazes de atuar de forma autônoma com base em comandos e dados fornecidos por usuários. Diferentemente das ferramentas generativas tradicionais — como ChatGPT e Gemini —, que operam de forma passiva e reagem a comandos manuais, os agentes de IA combinam processamento de linguagem com integração a softwares e automações, permitindo que executem ações práticas por conta própria.

Segundo Lucas Bacic, um dos idealizadores da Brasa Agents, essa tecnologia representa uma nova etapa na aplicação da IA. “Agentes de IA são como um ajudante personalizado: ele pensa, age e aprende com o seu contexto para resolver coisas por você”, afirma. Para ele, a tecnologia também pode ser uma ferramenta de inclusão digital. “Acreditamos que essa inovação pode abrir portas para milhares de pessoas que ainda não conseguiram empreender no meio digital por falta de conhecimento técnico”, completa.

Impacto no trabalho e geração de renda

Dados do McKinsey Global Institute indicam que até 2030, cerca de 1,4 bilhão de empregos no mundo podem ser impactados pela automação. No Brasil, esse impacto pode atingir até 60% das ocupações, segundo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para os criadores da Brasa Agents, isso reforça a necessidade de iniciativas que preparem a população para as novas dinâmicas do mercado de trabalho.

“Se não construirmos um ecossistema local forte, com tecnologia feita para e por brasileiros, essa transformação corre o risco de excluir mais do que incluir”, afirma Bacic. “O Brasa Agents nasce para inverter essa lógica e garantir que essa nova era digital seja uma oportunidade real para todos.”

Concurso premia melhores ideias de agentes de IA

Como parte das ações de lançamento, a comunidade promove um concurso para selecionar as melhores ideias de agentes de IA com potencial de gerar renda para brasileiros. A participação é aberta a qualquer pessoa, e os três projetos mais promissores serão premiados com R$ 5.000,00 cada. As inscrições seguem até 30 de abril, e o anúncio dos vencedores será feito no dia 5 de maio, por meio da plataforma da Brasa Agents.

Durante o Web Summit, a iniciativa conta com um estande próprio, onde realiza ativações visuais, distribuição de kits promocionais e divulgação por QR codes. Além disso, a comunidade participa de painéis e palestras voltados à discussão sobre o papel dos agentes de IA na transformação digital, com ênfase em soluções acessíveis e colaborativas.

error: Não é possível copiar.