Companhia de Teatro de São Pedro da Aldeia apresentará “A Casa feita de cacos”, celebrando a vida e obra de Gabriel Joaquim dos Santos
Nesta segunda-feira (13/05), a Companhia de Teatro de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizará uma apresentação única do esquete “A Casa feita de cacos”. O evento tem como objetivo homenagear a vida e obra do artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, criador da Casa da Flor, em celebração ao seu aniversário de nascimento, ocorrido em 13 de maio de 1892. A encenação acontecerá na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), às 19h30.
Dirigida pela coordenadora e arte-educadora Anna Fernanda Corrêa, a dramaturgia documental é inspirada na história de Gabriel Joaquim dos Santos, que dedicou mais de 60 anos de sua vida ao sonho de adornar sua casa com materiais diversos, como cacos de cerâmica, vidro, ladrilhos e azulejos. O artista, filho de um ex-escravo e de uma índia, faleceu em 03 de março de 1985.
A Casa da Flor, construída no século XX, tornou-se um ícone da arquitetura espontânea e foi tombada como patrimônio cultural fluminense pelo Inepac. Em 2016, recebeu o status de patrimônio cultural material brasileiro com a inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes do Iphan.
A peça, que integra as ações da Companhia de Teatro Municipal em prol da preservação da memória histórica e cultural do município, conta com um elenco composto pelos atores Adriana Amarante, Carolina Lira, Davi Lisbôa, Gabriela Chaffin, Lucas Soeiro, Michael Garcia e Pâmela de Souza.
Com informações da Comunicação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.