BrasilEconomiaNatal e Réveillon

Como começar 2025 sem dívidas: Febraban dá 5 dicas para organizar as finanças no fim de ano

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / LensGO]

Com o aumento de gastos característico do fim de ano, o portal Meu Bolso em Dia, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), destaca a importância de um bom planejamento financeiro para manter as contas em ordem e aproveitar o período sem comprometer o orçamento de 2025.

O mês de dezembro é marcado por despesas como presentes, ceias, viagens e promoções, que podem levar ao endividamento, especialmente para quem utiliza o rotativo do cartão de crédito ou contrai empréstimos. De acordo com Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, é possível consumir com consciência por meio de planejamento. Reservar parte do 13º salário para quitar dívidas, definir limites de gastos e optar por pagamentos à vista são algumas das recomendações para começar o ano sem dívidas.

“Diferenciar desejos de necessidades e planejar os gastos de maneira equilibrada ajuda a começar 2025 sem dívidas. Ninguém fica endividado por querer, mas há situações que podem levar ao endividamento. Com orientação financeira é possível aproveitar ao máximo o recurso extra que entra no final de ano e celebrar, sem se endividar”, disse o diretor.

A Febraban acredita que para evitar que os gastos comprometam suas finanças no início de 2025, planejamento é fundamental. Confira cinco dicas, consideradas essenciais pela Federação, para fechar o ano com o orçamento em dia e começar janeiro com tranquilidade:

1. Reserve parte do 13º salário

Antes de usar o 13º em compras de Natal, destine uma parte para quitar dívidas ou antecipar despesas como IPTU, IPVA e material escolar. Se possível, guarde ao menos 30% para formar uma reserva de emergência.

Quem é autônomo pode criar sua própria “reserva de 13º” ao longo do ano, separando um valor fixo mensal para lidar com os gastos extras dessa época.

2. Estabeleça um limite de gastos

Planeje suas despesas com presentes, ceias e decorações, definindo um orçamento máximo. Divida o valor disponível entre os itens e utilize ferramentas como planilhas para organizar os custos. Assim, é possível evitar excessos e imprevistos financeiros.

3. Divida os custos das festas

Na ceia de Natal, opte por uma celebração colaborativa, pedindo que os convidados tragam pratos ou dividam os custos. Substituir itens importados por alternativas locais pode reduzir despesas sem perder a qualidade da festa.

4. Economize nos presentes

Para presentear sem extrapolar, defina um valor por pessoa ou organize um amigo secreto. Outra opção é investir em presentes criativos e personalizados, como doces caseiros, artesanatos ou experiências compartilhadas.

Ao comprar online, pesquise promoções e use cupons ou cashback, mas fique atento a sites confiáveis e não gaste mais do que o planejado apenas para acumular descontos.

5. Evite acumular parcelas

Se optar por parcelamentos, controle os gastos para não comprometer o orçamento. Prefira pagamentos à vista para valores menores e anote as parcelas para evitar surpresas. Sempre pague a fatura do cartão em dia para fugir de juros.

Com organização e disciplina, é possível celebrar o fim de ano com a família e amigos, aproveitando o momento sem preocupações financeiras. Comece 2025 com o pé direito e com o bolso em dia!

*Com informações de Febraban

error: Não é possível copiar.