
A cidade de Cluj-Napoca, no noroeste da Romênia, sedia esta semana um dos eventos mais aguardados da ginástica rítmica internacional. Com disputas programadas para a BT Arena, 69 atletas individuais e 17 grupos competem por oito títulos em uma competição que serve como importante preparação para o Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, marcado para agosto.
Entre os destaques individuais estão nomes consagrados da modalidade, como a campeã olímpica de Paris 2024, Darja Varfolomeev (Alemanha), Sofia Raffaeli (Itália) — vencedora de dois títulos do All-Around na Copa do Mundo este ano — e Taisiia Onofriichuk (Ucrânia), atual campeã europeia no All-Around.
Outro nome que vem ganhando espaço no cenário internacional é Tara Dragas (Itália). A jovem de 18 anos conquistou sua primeira medalha em Copas do Mundo em abril, em Baku, com um bronze na fita. Na semana passada, em Milão, ela levou o ouro na mesma prova e um bronze na bola.
A competição também marca o retorno de Margarita Kolosov (Alemanha), de 21 anos, campeã com bola na recente Universíade Mundial. Embora tenha ficado em quarto lugar nos Jogos de Paris, a atleta é reconhecida por sua expressividade e dinamismo em quadra.
Na disputa por pódio, também se destacam as israelenses Daniela Munits (17 anos) e Meital Maayan Sumkin (16), além das norte-americanas Megan Chu e Rin Keys, campeã pan-americana no All-Around. A polonesa Liliana Lewinska, de apenas 16 anos, e a espanhola Alba Bautista, de 23, também chegam com boas chances de medalha.
A torcida local, no entanto, deve estar especialmente voltada para Amalia Lica (Romênia). Em seu primeiro ano como atleta sênior, Lica tenta repetir o bom desempenho da fase júnior e conquistar um resultado expressivo diante de sua torcida.
Com informações da International Gymnastics Federation (FIG).