Meio AmbienteSão Paulo

Chuvas intensas deixam 660 Mil sem energia em São Paulo e afetam serviços no litoral

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]

Uma série de chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes causou danos na região metropolitana de São Paulo e no litoral norte do estado nesta sexta-feira (20/12). De acordo com a concessionária Enel, 660 mil clientes ficaram sem energia elétrica, com maior impacto nas regiões Leste e Norte da capital paulista, onde 425 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido.

“Acionamos antecipadamente o plano de operação, com mobilização adicional das equipes em campo que seguem trabalhando para restabelecer a energia o mais brevemente possível para os clientes que tiveram o serviço afetado”, explicou a empresa. 

A cidade de Pirapora do Bom Jesus registrou 35% das residências sem energia, enquanto Mauá e Itapecerica da Serra foram afetadas em 27%. Em Osasco, cerca de 70 mil domicílios ficaram sem luz, representando 20% da cidade.

Além da interrupção no fornecimento de energia, a chuva intensa causou alagamentos em diversos pontos da capital, deixando nove vias intransitáveis e resultando em trânsito com mais de 600 km de congestionamentos. A estação meteorológica de Santana, na zona norte, registrou ventos superiores a 80 km/h. O Corpo de Bombeiros atendeu a 111 chamados relacionados à queda de árvores.

No Aeroporto de Congonhas, três voos foram desviados devido às condições climáticas, mas as operações seguem funcionando.

Impacto no litoral paulista


Em São Sebastião, a Defesa Civil alertou para o avanço da frente fria, com previsão de acumulados de 65 mm nas próximas 24 horas e ventos de até 75 km/h. A prefeitura confirmou o fechamento de unidades de saúde em bairros como Pontal da Cruz, Cambury e Juquehy, devido aos alagamentos.

“Para as próximas horas, a frente fria continuará se deslocando pelo Estado de São Paulo e provocando pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento na região de São Sebastião-SP”, explicou o órgão.

A Defesa Civil estadual informou que mantém o alerta para chuvas intensas em todo o estado até sábado (21/12).

Enel

A Enel informou que já restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 100 mil clientes afetados pelas fortes chuvas e ventos. No entanto, 565,8 mil consumidores, o equivalente a 6,8% da base da concessionária, seguem sem energia.

As áreas mais impactadas, segundo a concessionária, incluem as zonas Oeste, Leste e Norte da capital, além dos municípios de Barueri e Osasco. Rajadas de vento superiores a 80 km/h causaram quedas de árvores e galhos, danificando trechos da rede elétrica.

A empresa destacou que mobilizou seu plano de contingência com reforço de equipes, que estão atuando 24 horas para reconstruir os trechos danificados e normalizar o serviço o mais rápido possível.

“Somente na capital, o Corpo de Bombeiros informou ter recebido 111 chamados para quedas de árvore. Acionamos antecipadamente nosso plano de contingência, com reforço das equipes em campo, que seguirão trabalhando 24h para reconstruir os trechos de rede danificados e restabelecer o serviço para todos os clientes.”

error: Não é possível copiar.