Chuva forte causa alagamentos e transtornos em São Paulo
[Foto: Richard Souza / AN]
A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira (24) causou diversos transtornos, com alagamentos, desabamentos e interrupções no transporte público. A cidade entrou em estado de atenção por volta das 16h, com registros de enchentes em várias regiões, principalmente nas zonas Norte e Leste.
Na zona Norte, uma estação da linha 2 do Metrô foi alagada, e parte do teto do Shopping Center Norte desabou. No turístico Beco do Batman, na zona Oeste, a forte correnteza transformou a rua em um verdadeiro rio. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE-SP) confirmou dez alagamentos intransitáveis na cidade, enquanto o Corpo de Bombeiros atendeu a 20 chamados relacionados a enchentes e dois desabamentos na região metropolitana.
As chuvas foram causadas por áreas de instabilidade formadas devido à brisa marítima, calor intenso e alta umidade. A Vila Maria/Vila Guilherme registrou 104,4 mm de precipitação, enquanto a Vila Madalena acumulou 90 mm. Rajadas de vento de até 70,4 km/h foram registradas na região do Aeroporto de Guarulhos.
Transporte afetado
As linhas de metrô e trem também foram impactadas. As linhas 10, 11 e 13 da CPTM operam parcialmente, enquanto a linha 12-Safira permanece paralisada desde as 16h. No Metrô, as linhas Azul, Verde e Vermelha operam com velocidade reduzida, enquanto as linhas Amarela, Lilás e Prata retomaram a operação normal. A estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna, na linha Azul, foi uma das mais afetadas, chegando a ficar inundada. Passageiros precisaram se agarrar aos alambrados para se protegerem da água.
Nos aeroportos, Congonhas manteve as operações abertas para pousos e decolagens, sem impactos diretos, embora quatro pousos e quatro decolagens tenham sido cancelados por decisão das companhias aéreas.
Alerta à população
A Defesa Civil enviou um alerta severo por sistema de mensagem para celulares conectados às redes 5G na capital. O aviso informava sobre o risco de alagamentos e rajadas de vento, recomendando que a população buscasse locais seguros. Este foi o primeiro alerta severo enviado via cell broadcast na cidade e o 19º no estado.
O estado de atenção foi encerrado às 17h35, e o CGE-SP informa que as precipitações perderam força, não havendo previsão de novos temporais nas próximas horas.
Com informações da Agência Brasil.