Cerimônia no Palácio Laranjeiras marca o início do Rio Open 2024
Foto: Divulgação / Governo do RJ
O maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open, deu início à sua chave principal nesta segunda-feira (19/02), com cerimônia que teve a presença do governador do estado, Cláudio Castro, e do secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, no Palácio das Laranjeiras. O evento, que conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado e tem investimentos de R$ 15,4 milhões, celebra 10 anos de realização no Rio de Janeiro.
O governador Cláudio Castro destacou o orgulho de receber novamente o Rio Open, que já se tornou uma tradição no calendário esportivo do estado e que movimenta cerca de R$ 130 milhões na economia estadual. Ele também ressaltou a confiança restaurada no estado como anfitrião de grandes competições internacionais.
O secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, enfatizou o impacto econômico e social do evento, que atrai turistas do mundo inteiro e promove a acessibilidade e a inclusão no esporte. Ele disse que é uma honra para o estado receber, há 10 anos, o Rio Open, que é um marco no cenário esportivo do Brasil.
O tenista Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, também participou da cerimônia e expressou sua gratidão e confiança para a 10ª edição do Rio Open, da qual ele participa pela quarta vez. Ele lembrou com carinho da sua primeira vitória no torneio, que abriu muitas portas para ele.
O Rio Open, que começou no dia 17 e vai até o dia 25, no Jockey Club da Gávea, conta com a presença de atletas do mundo inteiro, como Stan Wawrinka, Marin Cilic, Cameron Norrie e Arthur Fils, além de outros tenistas brasileiros e estrangeiros. O evento também tem um stand da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que oferece atividades interativas para o público presente.Uma das atrações do Rio Open é a homenagem especial a Bruno Soares, um dos grandes nomes do tênis brasileiro, que encerrou sua carreira nas quadras após o US Open 2022. A cerimônia de reconhecimento à sua trajetória será na quarta-feira (21/2), na Quadra Guga Kuerten.
A diretora-geral do Rio Open, Márcia Cazs, ressaltou a trajetória de sucesso e amor ao tênis e ao Rio de Janeiro do torneio, que gera mais de cinco mil empregos diretos e indiretos na cidade e tem 40% dos ingressos vendidos para pessoas de fora do RJ. Ela disse que espera celebrar mais décadas do Rio Open no estado.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.